País

Media Capital lucrou 37 milhões de euros em 2022 graças à venda das rádios

None

O grupo Media Capital apresentou na sexta-feira um lucro de 36,7 milhões de euros em 2022, o que compara com um prejuízo de 4,1 milhões em 2021 e se explica com a alienação do negócio das rádios.

Na informação disponibilizada no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, este grupo de informação adiantou que aquela alienação permitiu um encaixe financeiro direto de 69,6 milhões de euros e a obtenção de uma mais-valia líquida de 46,1 milhões de euros.

A relevância desta operação é ainda evidenciada pela redução da dívida líquida do grupo, para 21,2 milhões de euros, nível este que é "o mais baixo da história" da Media Capital.

O ano transato destacou-se também por ter sido o primeiro em que o grupo distribuiu dividendos desde julho de 2018. O valor distribuído foi de 10 milhões de euros.

O grupo reivindica uma melhoria dos indicadores de audiência, que lhe permitiram o "reforço" das quotas de mercado e benefícios acrescidos com a recuperação do mercado publicitário.

O balanço que divulgou indica resultados operacionais de 204 milhões de euros (158 milhões de euros em 2021), dos quais 137 milhões relativos ao negócio da televisão, e um EBITDA de 48 milhões.

(O EBITDA é a sigla em Inglês de resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização.)

O grupo Media Capital possui, entre outros ativos, as estações televisivas TVI e CNN.