Madeira

JPP dá conta de que Tribunal obriga GESBA a mostrar facturas da banana

None

O preço de venda da banana por parte da GESBA aos distribuidores vai ser revelado. A novidade é dada pelo JPP, que indica que o Tribunal obriga a empresa a divulgar essa informação. Num comunicado assinado por Élvio Sousa, o partido lembra que a banana surge à venda em Portugal continental quase a 3 euros ao quilo quando os produtores recebem, apenas, 0,44 euros/kg.

O JPP indica que este é "um dos segredos mais bem guardados do negócio monopolista da empresa pública banana". "Graças à perseverança e ao modelo de fiscalização do JPP e à justa luta  dos produtores de banana, as faturas da venda da banana serão reveladas, pela primeira vez, uma situação que está a causar um excessivo nervosismo no sector monopolista. A sentença judicial, do Tribunal Administrativo e Fiscal da Madeira condena a GESBA a fornecer os elementos requeridos, nomeadamente «facultar certidão das facturas solicitadas, expurgadas de todos os dados, com exceção do valor total da factura, quilos vendidos ou transportados, ano da factura, IVA pago e identificação do transportador»", refere a mesma nota.

Élvio Sousa salienta que a "gestão danosa" é visível nas contas da empresa uma vez que "factura 18 milhões da venda da banana, entrega aos bananicultores apenas 6,7 milhões, e gasta mais de 12 milhões, segundo os membros do Governo em «despesas de funcionamento»".

"Usam o trabalho dos agricultores, o rendimento dos produtores para seguir uma gestão despesista e irresponsável, à moda de Albuquerque, cujo dinheiro serve para pagar mais de 720 mil euros a um único advogado, gastar 90 mil euros num site sem alojamento online, e em salários milionários de administradores", atira o líder parlamentar do JPP.

O partido questiona sobre quem "anda a mexer nos bolsos dos agricultores" e afiança que "a GESBA não pode continuar a ser uma 'ave de rapina' que suga o rendimento dos agricultores, pois continua a pagar 44 cêntimos pela banana (extra), e depois ela aparece à venda no continente a quase 3 euros ao quilo!".