Madeira

Conta de Gerência de 2020 do Porto Moniz homologada pelo Tribunal de Contas

Presidente da autarquia afirma que Município não tem dívidas a terceiros

None

A Conta de Gerência do Município de Porto Moniz, referente ao ano 2020, foi homologada pela Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas. A informação é avançada pela própria Câmara Municipal do Porto Moniz, que indica que falta apenas a análise do segundo mandato cumprido pelo executivo socialista, sendo que Emanuel Câmara congratula-se com aquela homologação.

O autarca destaca que a mesma “não é mais do que o reconhecimento do trabalho sustentado e rigoroso que tem vindo a ser efectuado por mim, e pela minha equipa, desde que assumimos a gestão dos destinos da autarquia do Porto Moniz”. Nesse âmbito, faz questão de salientar que, neste momento, a Câmara não possui qualquer dívida a terceiros. Não deixa esquecer que, quando assumiu a presidência da autarquia, existia uma dívida de cerca de 3 milhões de euros a fornecedores, sendo que "a restante dívida está relacionada com o pagamento de uma série de empréstimos bancários, contraídos por Gabriel Farinha, entre os anos de 2004 e 2007".

Destaca ainda que, quando o PS assumiu a autarquia, esta tinha um saldo com uma dívida de cerca de 4.2 milhões de euros, proveniente de mandatos anteriores da responsabilidade do PSD. Emanuel Câmara destaca que na sua gestão, "que tem sido regida por uma política de contas certas", foram negociados uma série de contratos e pagamento de dívidas, para que, procurando cumprir esses compromissos, não se descurasse o apoio à população, pois, de acordo com o edil, “as pessoas têm sido o objectivo primeiro da nossa governação que é também uma governação amiga das empresas”.

Emanuel Câmara recorda ainda que, quando assumiu o executivo camarário, chegou a ficar sem software de gestão documental, pela falta de pagamento por parte do executivo anterior, da responsabilidade de Valter Correia, e por isso conclui que “é esta política de contas certas que nos devolveu a credibilidade e confiança junto das instituições bancárias, uma vez que, actualmente, o Município de Porto Moniz voltou a ter capacidade de endividamento acima de 1 milhão de euros”.

A homologação da Conta de Gerência do Município de Porto Moniz referente ao ano 2020 serve de mote para Emanuel Câmara reconhecer o trabalho de José Manuel Gouveia, Chefe de Divisão Financeira da Câmara Municipal, que faleceu, de forma repentina, em Novembro de 2021.