Madeira

JPP afirma que PSD/CDS rejeitaram esclarecimentos de Luís Miguel Sousa na Assembleia

None
Foto JPP

Num comunicado, o JPP afirma que o PSD e o CDS recusaram novamente a audição parlamentar, pedida por este partido, para ouvir o empresário Luís Miguel de Sousa e o secretário regional da Economia Rui Barreto, acerca do acordo entre o Governo Regional e a OPM, referente à renda do porto do Caniçal.

"A análise e votação do requerimento de Audição Parlamentar, da autoria do JPP, intitulada 'Esclarecimentos sobre o valor de renda a pagar dos portos da Madeira', foi chumbada pelo PSD e CDS na 2.ª Comissão Especializada (Economia, Finanças e Turismo) que, pelos vistos, não quer mais esclarecimentos no que se refere à renda do porto do Caniçal", refere a nota.

Como não foram divulgadas as razões e os critérios objectivos pelas quais o preço da renda foi alcançado, esperava o JPP que tanto os deputados do PSD como do CDS estivessem na predisposição de esclarecer a situação na presença das duas individualidades requeridas para audição. JPP.

"Relembre-se que o valor adiantado pelo Governo Regional da Madeira (perto de 500 mil euros/ano) contrasta significativamente com o que o estudo da EGIS PORTS de Dezembro de 2016, apontava. Este documento técnico-científico, pago pelo Governo Regional, aborda exaustivamente e caracteriza de forma detalhada a situação do porto do Caniçal na perspectiva de uma reestruturação portuária que tarda em se realizar. Apontando para um modelo de concessão de serviço público, o estudo diz que o porto do Caniçal vale entre 3,5 e quase 4 milhões de euros anuais em valor de renda", lê-se.

A rejeição do PSD/CDS mostra, efectivamente, que a maioria parlamentar tem servido como força de bloqueio para apurar a verdade dos factos, e de apurar se o erário público regional está a ser eficientemente bem gerido, sem favorecimentos, que podem vir a constituir-se ilícitos. JPP.

O partido conclui afirmando que, perante esta recusa, vai desencadear novos procedimentos "para apurar a verdade".