Madeira

‘Gincana Psicomotora e Nutricional’ envolve cerca de 100 idosos em actividades

None

O Pavilhão dos Trabalhadores encheu-se de sabedoria no dia de ontem. Cerca de uma centena de idosos participaram na 2.ª edição da ‘Gincana Psicomotora e Nutricional’, uma iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, que pretende levar os mais velhos a ‘dar provas’ dos seus conhecimentos sobre alimentação saudável e a mostrar as suas habilidades físicas.

Maria Sousa, uma utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, foi uma das participantes. À beira dos 100 anos, que fará em Outubro, esta anciã diz-se afortunada pela vida longa e saudável, aproveitando a ocasião para desejar um percursos semelhante a todos os colegas que participaram na gincana.

Juntaram-se no Pavilhão dos Trabalhadores utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (vulgo, lares) e dos vários Centros de Dia e de Convívio da Região. A alegria estampada no rosto destas pessoas, era elucidativa da satisfação por participarem nesta iniciativa.

“Foi uma tarde muito bem passada. Gostei muito de conviver com pessoas que vieram de vários sítios diferentes e os jogos são sempre muito divertidos”, testemunhou, no final das provas, Margarida Bacalhau, utente do Centro de Dia da Penteada.

Presente esteve, também, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, que fez questão de apontar que esta foi uma tarde muito especial. “É muito bom estar aqui, entre pessoas felizes, utentes de inúmeras instituições, entidades de diferentes sítios que se juntaram para proporcionar este dia aos nossos utentes”, referiu Rita Andrade, agradecendo o empenho de todos os que contribuíram para a realização deste evento.

Promover hábitos de vida saudáveis e a actividade física foram dois dos objectivos desta iniciativa que juntou idosos de vários concelhos da Madeira.