Artigos

É preciso explicar!

1. Foi notícia que, “se realizaram hoje, 28 de março, as primeiras pequenas cirurgias no Centro de Saúde de Santana”. Perguntas: quantas? E em que condições? Quais os espaços físicos que estão equipados para fazer cirurgias e que não interferem com os serviços de urgência? Ou não será que são os mesmos?!

“A realização destas pequenas cirurgias no Centro de Saúde de Santana permitiu retirar doentes da lista de espera que aguardavam por esta intervenção cirúrgica”. Há quanto tempo é que estes doentes estão à espera destas cirurgias?

“(…) esta é uma maneira de promover “mais proximidade com a população” e é um programa muito acarinhado pela população.” Tudo o que seja para promover o bem-estar e a saúde da população, é sempre muito bem acarinhado. Esta afirmação vai ao encontro do que tem feito o Município de Santa Cruz e que o Sr. Secretário da Saúde e a Sra. deputada (médica) do PSD, muito, vergonhosamente, criticam! Pois, talvez preferiam que as pessoas que foram ajudadas pela Câmara de Santa Cruz, permanecessem mais alguns anos em lista de espera, sendo prejudicadas na sua dignidade humana, prejudicadas no seu dia a dia, por razões de saúde! E tudo porque esta não é uma medida de apoio do Governo Regional ou do PSD!

Nada contra, e louvo os profissionais de Saúde que fizeram (e irão fazer?!) estas pequenas cirurgias, que ajudaram a melhorar a qualidade de vida das pessoas doentes, que aguardavam há vários anos por uma pequena cirurgia que era desvalorizada pelos responsáveis pelo nosso Serviço Regional de Saúde. Porque, se assim não fosse, já teriam executado programas sérios de combate às listas de espera, há vários anos! Desde 2015 que o PSD anda a prometer medidas sérias e exequíveis de combate às listas de espera! Mas, infelizmente, o dinheiro tem sido desviado para outras áreas com outros interesses!

“A disponibilização deste tipo de procedimento cirúrgico representa um reforço da carteira de serviços na área da saúde disponíveis à população residente no concelho de Santana”. Falta, apenas, acrescentar que esta medida foi posta em prática, em Santana e nesta altura, para desviar as atenções do facto do Governo Regional e da coligação PSD/CDS, teimosamente, se recusarem a reabrir as urgências durante a noite. Tentativa de “tapar o sol com a peneira”!

2. “Lista de Espera baixa 10%” (DN 14 abril). No entanto, é preciso não esquecer que aumentou o número de doentes em lista de espera para Cirurgia Geral, para a Otorrinolaringologia, para a especialidade de Ginecologia e para a especialidade Pediátrica. E que algumas especialidades com produção adicional, não estão incluídas nos critérios que definem as percentagens de sucesso ou insucesso do SESARAM.

A produção cirúrgica no serviço de saúde público em 2022, foi inferior a 2021. Ou seja, foram realizadas menos 57 cirurgias do que no ano de 2021. A produção para consultas de especialidade, teve uma redução de 2021 para 2022, de 12 187 consultas. Em síntese: em dezembro de 2022, estavam em lista de espera 30808 utentes (doentes) para consultas de especialidade (dados contabilizados apenas para 15 especialidades), 18143 para cirurgias e 16158 para exames médicos.

Afinal, há muito para fazer e por explicar, no nosso Serviço Regional de Saúde.