5 Sentidos

Acordeonista Maria Inês Ornelas vence em três concursos em Inglaterra, Polónia e Ucrânia

None
Foto José Almeida

Maria Inês Ornelas venceu, no mês de Março, três troféus em concursos realizados em Inglaterra, Polónia e Ucrânia, que decorreram on-line. A aluna do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, continua focada em conquistar troféus.

De acordo com nota da escola, no 3.º Festival Internacional de Acordeão organizado pela 'British College of Accordionists', em Inglaterra, Inês Ornelas participou e venceu na ‘categoria C’ (até aos 15 nos de idade), com a pontuação de 97.5 pontos em 100 disponíveis. A mesma nota dá conta de que a jovem foi destaque nas redes sociais da competição uma vez que a pontuação que obteve foi a mais alta, de entre todos participantes desta edição.

"Na Polónia, o I Międzyszkolny Konkurs Akordeonowy – Bach na akordeonie (1.º Concurso Interescolar de Acordeão – Bach on the Accordion) que decorreu na cidade Opole, procura aumentar o interesse dos jovens intérpretes pela música de J. S. Bach elevando o seu nível performativo no campo da música polifónica. A Inês participou com o ‘Prelúdio’ e ‘Fuga em F maior’ deste compositor, vencendo na 3.ª categoria e nomeada vencedora absoluta desta edição, obtendo a pontuação máxima de 25 pontos", refere.

Por fim, na Ucrânia, aconteceu o 'International Festival-Competition of Bayanists, Accordionists and Ensembles «Modern Rhythms»', onde a madeirense venceu a'Categoria IV – alunos de colégios e escola especiais de artes', com a pontuação de 24,1, em 25 pontos máximos.

A jovem frequenta o 1.º ano do Curso Profissional de Instrumentista, no Conservatório, sob orientação do professor Slobodan Sarcevic.