5 Sentidos

'Quarteto de Flauta' em concerto no REID´s Palace esta quinta-feira

None

A ANSA/Orquestra Clássica da Madeira promove um concerto com o 'Quarteto de Flauta' esta quinta-feira, 9 de Fevereiro, no REID´s Palace, A Belmond Hotel, a partir das 21h30.

Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), explica que a proposta para este concerto irá centrar-se na interpretação de duas obras para quartetos escritas por Mozart para flauta, violino, viola e violoncelo, uma combinação invulgar de instrumentos de sopro e cordas na sua música de câmara.

As quatro peças escritas por Mozart para Quarteto de Flauta, três delas foram encomendadas para o flautista amador Ferdinand Dejean, possivelmente compostas entre 1777 e 1778 na cidade de  Mannheim (Alemanha). Nessa altura, a flauta beneficiava de novas técnicas de construção, o que se refletia na melhoria da precisão sonora e das capacidades expressivas.  Os "Quartetos de Flauta de Mozart" têm por base um trio de cordas (violino, viola e violoncelo) e uma flauta com um caráter mais solista. É nessa altura que se exploraram as grandes possibilidades da música de câmara, tendo atingido o seu expoente máximo no quarteto de cordas. Para compor este concerto serão, ainda, interpretadas uma obra de Gabriel Fauré e outra de Astor Piazzola. Norberto Gomes, director artístico OCM

Pedro Camacho na flauta, Natacha Guimarães no violino, Marta Morera na viola de arco e Jaime Dias no violoncelo serão os músicos em palco.

"A Orquestra Clássica da Madeira inclui na sua programação concertos de música de câmara, com o intuito de oferecer ao seu público outras formações garantindo sempre o melhor da música pelas mãos de seus dedicados intérpretes, num exercício de júbilo e de reconhecimento num dos espaços de significativo interesse para a cidade do Funchal como o é o emblemático REID´s Palace, A Belmond Hotel", realça Norberto Gomes.

Os bilhetes custam 20€ e poderão ser adquiridos na recepção do REID´s Palace.