Madeira

Percurso pedestre entre o Caldeirão Verde e o Caldeirão do Inferno encerrado

Mantém-se aberto o percurso entre as Queimadas e o Caldeirão Verde

None

O percurso pedestre recomendado entre o Caldeirão Verde e o Caldeirão do Inferno, no concelho de Santana, encontra-se temporariamente encerrado, por "não reunir as condições mínimas de segurança", conforme deu conta o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), no dia de ontem. 

A situação que já estava sinalizada há alguns dias agravou-se, levando à decisão de encerramento desse troço do PR9 - Caldeirão Verde. Mantém-se aberto o percurso entre as Queimadas e o Caldeirão Verde. 

Na origem desta situação estão vários deslizamentos de terra a montante da levada por onde se desenvolve todo o percurso. Tais derrocadas levaram à destruição de parte dos varandins de protecção que garantem maior segurança aos caminhantes. 

O troço agora afectado deverá manter-se encerrado até que a entidade gestora da maioria dos percursos pedestres recomendados da Região, o IFCN, intervenha e proceda à reposição das condições de segurança tidas por convenientes. 

Derrocada no Caldeirão Verde feriu 11 pessoas, duas delas com gravidade

Seis franceses, dois portugueses, dois alemães e um brasileiro foram atingidos pela quebrada, em Santana. É este o balanço da Protecção Civil da Madeira

Esta não é a primeira vez que fenómenos naturais deste género condicionam aquele que é um dos percursos pedestres mais procurados tanto por madeirenses, como por turistas.

Há pouco mais de três anos, em Outubro de 2019, uma derrocada junto à lagoa do Caldeirão Verde fez 11 feridos, alguns com gravidade.

O acesso à zona da icónica lagoa mantém-se condicionado, ainda assim, diariamente são muitos os que 'ignoram' a sinalização e arriscam chegar próximo da linha de água, onde é visível pequenos escorregamentos aparentemente recentes de materiais de uma das vertentes.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo