Madeira

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enaltece papel das Forças Armadas

Foto LUSA
Foto LUSA

José Manuel Rodrigues marcou presença na cerimónia de Reconhecimento às Forças Armadas, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu, hoje, o papel das Forças Armadas pelos “relevantes contributos prestados ao país e às Regiões Autónomas”, considerando-as “um dos pilares da nação portuguesa”.

As declarações foram proferidas à margem da cerimónia de Reconhecimento às Forças Armadas, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Lisboa, uma solenidade que foi presidida pelo Presidente da República.

José Manuel Rodrigues destacou o trabalho dos militares nas últimas décadas, sobretudo nas áreas da “proteção civil e de segurança de pessoas e bens”.

“No caso da Madeira temos que reconhecer esse relevante papel na ação de apoio às populações, quer na aluvião do 20 de fevereiro de 2010, onde o Exército foi decisivo no apoio às populações e no realojamento de muitas famílias, quer nos incêndios dos anos seguintes, que levantaram muitos problemas de segurança e de realojamento”, afirmou.

José Manuel Rodrigues elogiou ainda o serviço diário da Força Aérea, no transporte de doentes entre o Porto Santo e a Madeira e entre a Madeira e o Continente”, e o papel da Marinha na “busca e salvamento e na fiscalização dos nossos mares e das reservas marinhas”.

“Há que relevar sobretudo nestes últimos anos a ação essencial que as Forças Armadas, em particular o Exército, tiveram no combate à Covid-19 na Madeira, quer em termos de vacinação quer no apoio dado na triagem feita pelo Serviço Regional de Saúde”, frisou.

“São fatores que contribuíram para uma melhor segurança dos madeirenses que devem ser relevados, neste dia em que os soldados da paz homenagearam os outros soldados, que em tempos de paz têm contribuído para uma vida melhor, mesmo em momentos de tragédia e de catástrofe”, concluiu.

Já o Presidente da República elogiou a Liga dos Bombeiros Portugueses pela iniciativa de homenagear as Forças Armadas, considerando ser um gesto demonstrativo do espírito de união existente entre Bombeiros e Militares.

"Bem hajam os nossos bombeiros por continuarem a assumir que só a união faz a força. Bem hajam por esta homenagem aos seus irmãos na luta comum, os militares, também ao serviço da nossa pátria. Os bombeiros de Portugal são, na senda das nossas Forças Armadas, uma das mais antigas argamassas com que se construíram e constroem a paz, a segurança e a confiança dos portugueses", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta cerimónia foram galardoados, o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, os três Ramos das Forças Armadas, as suas chefias, o Comando das Operações Militares, o Comando Naval, o Comando das Forças Terrestres, o Comando Aéreo bem como o Hospital das Forças Armadas e o Laboratório Nacional do Medicamento.