Madeira

Embaixadora de França em Portugal exprime vontade em fomentar proximidade entre a França e a Madeira

Hélène Farnaud-Defromon esteve hoje reunida com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 30 de Janeiro, em audiência para apresentação de cumprimentos, a embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromon.

A diplomata, que se desloca pela primeira vez à Região, desde que assumiu funções, em Setembro de 2022, considerou de “extrema importância” o encontro com José Manuel Rodrigues, oportunidade que serviu para “trocar impressões sobre o funcionamento do Parlamento madeirense, sobre a actuação de outras instituições de âmbito regional, bem como sobre a forma como estas se articulam entre si e com as demais instituições do território continental português.”

A embaixadora aproveitou a ocasião para abordar possíveis modelos que fomentem a cooperação entre a Região Autónoma da Madeira e a França, exprimindo o seu desejo nesta concretização de uma maior proximidade entre Portugal e França, dois países com relações históricas. “Foi uma visita muito produtiva e espero, em breve, poder regressar à Madeira”, concluiu.

No final do encontro, teve lugar a habitual troca ofertas institucionais, tendo a embaixadora de França em Portugal presenteado o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira com a publicação bilingue “Les Symboles de La République Française” / “Os Símbolos da República Francesa”, impressa para a Embaixada de França em Lisboa.

Já José Manuel Rodrigues ofereceu a Hélène Farnaud-Defromon as obras, também bilingues, “Madeira Vista do Céu / From the Sky” e “Calçada Madeirense – Bordados em Preto e Branco / Madeiran-Style Pavement, Embroideries in Black and White”, ambas com a chancela do Parlamento madeirense. A oferta literária foi complementada com dois artigos de Bordado Madeira.