Madeira

Escola básica da Ponta do Sol acolheu parceiros do projecto Erasmus

None

Entre os dias 16 e 20 de Janeiro, a escola básica da Ponta do Sol acolheu parceiros do projecto Erasmus + 'Healthy Fit and Never Quit!'.  Os países envolvidos são a Alemanha, Roménia, Itália, Grécia, França e Portugal, pais que acolheu a mobilidade C3, sobre a temática 'Superação de obstáculos'. 

Nesta semana a azáfama foi muita, a recepção aconteceu em dois momentos importantes, na Câmara Municipal do Concelho, pelo vice-presidente, Sidónio Pestana e pela presidente da escola, Ricardina Andrade. Após os discursos protocolares, houve troca de ofertas e o mais importante, as partilhas de carácter sociocultural, num ambiente descontraído e acolhedor.

O programa, extremamente diversificado e enriquecedor, contou com as seguintes actividades na escola: 'Jogos Tradicionais', 'Workshops diversos', jogos desportivos - 'TeamBuilding', 'Tiro com Arco', 'Escalada', 'Pedal kart', e no final da semana, a elaboração de vídeos (cada escola elaborou um, com a reflexão e síntese da semana de trabalho, intitulado 'Feellings.') E o mais importante, as reuniões de trabalho do projecto.

Paralelamente, foi dado a conhecer um pouco da ilha; os professores responsáveis pela recepção dos colegas e alunos visitantes elaboraram um roteiro cultural. O programa abrangeu - a levada dos Balcões, o Ribeiro Frio, o Porto da Cruz (Engenho do Norte), a Ribeira Brava (a vila), São Vicente (vila), Porto Moniz (vila e piscinas naturais), o Monte (Jardim e Carros de Cesto), o Funchal (Igreja da Sé, Mercado dos Lavradores, zona Velha, Teleférico). O grande destaque, que pautou os visitantes com manifestações de grande emoção, foi a visita ao estádio dos Barreiros e ao Museu Cristiano Ronaldo.

Outro aspecto muito importante foi o convívio que aconteceu entre as famílias que acolhem os alunos de outros países, pois com o convívio diário, acontecem trocas de amizade sob o signo das diferentes línguas e culturas. As famílias madeirenses proporcionaram aos alunos visitas a lugares que consideraram pertinentes e deram a conhecer a gastronomia local, com sabor caseiro.

Houve ainda espaço para um momento de convívio, na escola, entre professores, alunos e famílias envolvidos no projecto Erasmus+. No jantar, organizado pela equipa Erasmus da nossa escola, os alunos, professores e famílias conviveram, solidificando amizades, serenando inseguranças, partilhando experiências e emoções.