Madeira

Escola Superior de Saúde reflecte sobre envelhecimento activo e saúde mental

Tome nota da agenda para esta segunda-feira

None

Colégio dos Jesuítas recebe, hoje, o Simpósio '+Saber +Saúde +Vida'

'+Saber +Saúde +Vida' é o mote para a sétima edição do Simpósio da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa), este ano desenvolvido em cooperação com a Associação Garouta do Calhau.

O evento vai realizar-se, esta segunda-feira, 6 Fevereiro, no auditório da Reitoria da UMa, e irá abordar o tema do envelhecimento activo e saudável, associado à saúde mental.

‘+Saber +Saúde +Vida’ é o mote para simpósio da Escola Superior de Saúde

‘+Saber +Saúde +Vida’ servirá de mote para mais uma edição, a sétima, do Simpósio da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa), este ano desenvolvido em cooperação com a Associação Garouta do Calhau.

Segundo a organização, o grande objectivo deste simpósio  "é promover dinâmicas de desenvolvimento e partilha de conhecimento e reflexão sobre determinantes da saúde mental e envelhecimento activo que fundamentem a implementação de intervenções comunitárias orientadas para ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos e da importância e potencial do contexto comunitário enquanto meio promotor e protetor da saúde mental".

A sessão de abertura está marcada para as 09 horas, e contará com a presença do Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes; da secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade; da presidente da ESS-UMa, Isabel Fragoeiro; do presidente da Direcção da Garouta do Calhau, Ricardo Silva; e da estudante representante do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) 2019/2023, Rosa Gaudêncio.

O programa prossegue com uma mesa temática, subordinada ao tema ‘Saúde Mental e Envelhecimento Activo’, na qual participam secretária da direcção da secção regional da Ordem dos Enfermeiros, Cláudia Silva, com o enfermeiro especialista no Centro de Saúde do Monte, Alexandre Veríssimo e o psicólogo na Associação Garouta do Calhau, Gonçalo Fernandes.

Pelas 11h30, acontece a conferência ‘Projectos para quê?’, que será proferida pela enfermeira Cristiana Nunes. De seguida, às 12h00, será apresentado o projecto '+Saber +Saúde +Vida'.

A sessão de encerramento acontece pelas 12h30, com as intervenções de um utente do Centro Comunitário da Associação Garouta do Calhau, da estudante representante do CLE, Rosa Gaudêncio; da coordenadora dos Centros Comunitários, Carla Feliciano; e da madrinha e padrinho do projecto, respectivamente, Benjiliani Soares e Alexandre Veríssimo.

Descarregue aqui o programa completo do evento:

Destaque também esta, segunda-feira, para a visita do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, às obras da estrada de circunvalação em Câmara de Lobos, pelas 15 horas.

A obra de 'Ligação ao Ribeiro da Alforra e Limoeiro – Câmara de Lobos',  que vem sendo executada em fases, foi iniciada em Dezembro de 2009 e posteriormente suspensa (2012/02/01), com a aplicação das medidas do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro da Região Autónoma da Madeira (PAEF – RAM).

Os troços agora em questão totalizam 1.200 metros de extensão, sendo 550 metros para a ligação da Rua João Ricardo Ferreira César à Avenida Nova Cidade e 650 metros para a ligação da Rua Joaquim Pestana, junto ao estádio de Câmara de Lobos, à Rua João Ricardo Ferreira César, facilitando substancialmente assim o acesso à Via Rápida VR1.

A plataforma dos arruamentos é constituída por uma faixa de rodagem com 6.0 metros de largura, em tapete betuminoso, acrescida de 2 passeios com 1.2 metros, em “trief”. As inclinações máximas dos trainéis atingem os 21%.

Em várias zonas ao longo da estrada serão construídos estacionamentos longitudinais, totalizando cerca de 340 metros, correspondente a 75 estacionamentos. Serão igualmente executadas todas as infraestruturas das redes de água potável de águas pluviais, de saneamento básico e de iluminação pública.

O valor dos trabalhos a executar é de 4,1 milhões de euros.

A obra recomeçou em Setembro de 2022 e estima-se a sua conclusão até final de 2023.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

10h00 Os deputados do PSD/M na Assembleia da República promovem, esta segunda-feira, uma iniciativa política, junto ao Monumento ao Emigrante Madeirense, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses – Funchal.

11h00 O CDS-PP Madeira promove uma conferência de imprensa, no centro do Funchal (nomeadamente na Rua Dr. Fernão Ornelas, junto ao Largo do Phelps), onde “abordará assuntos de interesse para a população da Madeira e do Porto Santo”. O vice-presidente do grupo municipal da coligação PSD/CDS ‘Funchal Sempre à Frente’, Gonçalo Pimenta, acompanhado por autarcas centristas, irá prestar declarações à comunicação social.

15h00 Equipa do Madeira Andebol SAD visita a Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros, no Funchal. Esta que será acompanhada pelo secretário regional de Educação, Jorge Carvalho e será sucedida por uma conferência de imprensa, pelas 16 horas.

17h00 Esta segunda-feira, a presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, dá posse à direcção da Delegação da Madeira nomeada para o quadriénio 2022/2026. A cerimónia decorrerá na sede da delegação, sita à rua das Mercês, no Funchal. O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participa na cerimónia, em representação do presidente do Governo Regional.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 6 de Fevereiro, Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina:

1608 - Nasce António Vieira, padre jesuíta, professor de Retórica e de Humanidades, crítico da sociedade e da escravatura, defensor dos cristãos-novos, autor da "Apologia das Coisas Profetizadas".

1715 - É assinado o Tratado de Utreque, acordo de paz entre D. João V e Filipe V de Espanha. Portugal recebe a Colónia do Sacramento, atual Uruguai.

1818 - Coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro.

1860 - A Câmara dos Deputados ratifica a Concordata.

1869 - A Grécia abandona a Ilha de Creta perante o ultimato turco.

1897 - Creta proclama a união com a Grécia.

1897 - D. Carlos veta a proposta de nomeação de novos pares do reino, apresentada pelo Governo de Hintze Ribeiro.

1899 - É ratificado o Tratado de Paris, através do qual a Espanha cede Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas aos EUA, por 20 milhões de dólares.

1901 - Morre, com 69 anos, o poeta e estadista Tomás Ribeiro.

1908 - Subida ao trono de D. Manuel II.

1918 - No Reino Unido, é concedido o direito de voto às mulheres com mais de 30 anos.

1932 - Golpe fascista na Lituânia.

1942 - O relatório encomendado pelo Governo português à Société des Forges et Aciéries de Firminy é favorável à instalação de uma siderurgia em Portugal.

1943 - II Guerra Mundial. O general norte-americano Dwight Eisenhower é nomeado Comandante em Chefe das Forças Aliadas no norte de África.

1952 - Isabel II de Inglaterra sobe ao trono.

1958 - Desastre aéreo de Munique. O voo BE609 da British European Airways, com jogadores e diretores do Manchester United e alguns adeptos, despenha-se durante uma tempestade de neve quando tenta descolar pela terceira vez do aeroporto de Munique.

1962 - Na Argélia, o Exército de França confronta-se com as forças francesas da Organização do Exército Secreto que se opunham à descolonização.

1964 - O Reino Unido e a França acordam a construção de um túnel ferroviário entre os dois países sob o Canal da Mancha.

1975 - Assembleia dos 200 do Movimento das Forças Armadas (MFA) decide a institucionalização do movimento.

- Três obras dos pintores renascentistas Rafael e Piero della Francesca são roubadas da Galeria Nacional de Urbino, em Itália.

1983 - O antigo oficial nazi Klaus Barbie é interrogado em Lyon, França.

1989 - Morre o cineasta francês André Cayatte. Tinha 80 anos.

1992 - Os terceiro e quarto canais portugueses de televisão são atribuídos, respetivamente, à SIC, Sociedade Independente de Comunicação, e à TVI, Televisão Independente, do Episcopado.

1995 - O vaivém norte-americano Discovery encontra-se no espaço com a estação espacial russa Mir.

1996 - Fernando Mugica, militante histórico do PSOE, é assassinado pela ETA.

2003 -- Morre, com 80 anos, o poeta moçambicano José Craveirinha, Prémio Camões 1991.

2004 - Portugal assume o compromisso de venda da maioria do capital da central hidroelétrica de Cahora-Bassa a Moçambique.

- Um atentado no metropolitano de Moscovo causa a morte de 39 pessoas.

2005 - Morre, com 74 anos, o pianista russo Lazar Berman.

2006 - Os protestantes do Ulster recusam-se partilhar o poder com os republicanos do Sinn Fein.

- Começa, em Alexandria, Virgínia, EUA, o julgamento do franco-marroquino Zacarias Moussaoui, acusado de envolvimento nos atentados de 11 de Setembro de 2001.

2007 - BCP inicia processo de fusão, por incorporação, do Banco Millenium bcp Investimento.

- Seis dezenas de países assinam, em Paris, a Convenção para a Proteção de Todas as Pessoas Contra os Desaparecimentos.

- O fundista Fernando Silva, campeão nacional de cross em 2005 e 2006, é suspenso de todas as competições, por doping.

- Morre Francesco Paolo LoVecchio, Frankie Laine, cantor norte-americano. Tinha 93 anos.

2008 - O Presidente da República italiano, Giorgio Napolitano, dissolve o parlamento, medida necessária para a convocação de eleições antecipadas para resolver a crise governamental criada pela demissão do primeiro-ministro.

- O velejador olímpico português João Rodrigues ascende ao primeiro lugar do ranking mundial da classe RS:X (prancha à vela), de acordo com o divulgado pela Federação Internacional de Vela.

- Morre, com 73 anos, o pintor Luís Ralha

2010 - Morre, com 82 anos, o saxofonista e compositor britânico John Dankworth, antigo diretor musical de Ella Fitzgerald e Nat "King" Cole.

2011 - Morre, aos 93 anos, o antigo ciclista algarvio José Martins. O atleta venceu a Volta a Portugal em bicicleta em 1946 (Iluminante) e em 1947 (Benfica).

- Morre, com 58 anos, guitarrista Gary Moore.

2012 -Depois de adiar várias vezes a decisão sobre o recurso interposto pela UCI e pela Agência Mundial Antidopagem em relação ao controlo antidoping positivo do espanhol Alberto Contador, o Tribunal Arbitral do Desporto suspende o ciclista por dois anos e retira-lhe os títulos de campeão da Volta a França 2010 e da Volta a Itália 2011.

- Morre, aos 88 anos, Antoni Tàpies, pintor espanhol considerado uma das referências da arte do século XX.

2015 - Morre, aos 78 anos, Assia Djebar, pseudónimo literário de Fatma-Zohra Imalhayène, escritora argelina, membro da academia francesa e ativista dos direitos das mulheres no seu país.

- Morre, aos 79 anos, André Brink, escritor sul-africano que se opôs à segregação racial na África do Sul

2016 - O Estado português e consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman assinam um memorando de entendimento, que devolve ao Estado 50% do capital da transportadora aérea nacional. O Governo de António Costa assegura para o Estado 50% do capital da TAP, revertendo parcialmente a privatização. Já a Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, garante a gestão da companhia aérea por privados.

2019 - A justiça brasileira condena o ex-Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e branqueamento de capitais.

- A Macedónia assina formalmente os documentos de adesão à NATO, para se tornar o 30.º membro da Aliança.

- O corpo do futebolista Emiliano Sala é resgatado sem vida do interior do avião que caiu no Canal da Mancha, em 21 de janeiro.

- Morre, aos 93 anos, Pedro Pestana Vasconcelos, antigo deputado, fundador do CDS e ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

2020 - A Assembleia da República aprova a proposta de Orçamento de Estado para 2020, em votação final global, apenas com os votos favoráveis dos deputados do PS.

2022 - O tenista português João Sousa vence o torneio de Pune, na Índia, ao bater na final o finlandês Emil Ruusuvuori em três 'sets', conquistando o quarto título da carreira.

- A seleção portuguesa de futsal revalida o título europeu, ao vencer a Rússia por 4-2 na final do campeonato da Europa de 2022, em Amesterdão, juntando-o ao cetro mundial.

- O Senegal sagra-se pela primeira vez campeão africano de futebol, ao vencer o Egito, treinado pelo português Carlos Queiroz, por 4-2 nas grandes penalidades, na final da Taça das Nações Africanas de 2021.

- Morre, com 78 anos, Maria Carrilho, socióloga, antiga dirigente e deputada, foi vice-presidente da Assembleia da Republica e eurodeputada pelo Partido Socialista.

PENSAMENTO DO DIA

Verdadeiramente não há nem pode haver perigo de erro onde o incerto se não lê como certo, senão o duvidoso como duvidoso e o falível como falível Padre António Vieira (1608-97), opondo-se à indexação de textos proibidos

Este é o trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 328 dias para o termo de 2023.