Madeira

Governo investe quase 2 milhões e meio em habitações de renda acessível

Obra deverá fica concluída “no final deste ano”, avançou Miguel Albuquerque

None

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitou hoje um novo empreendimento habitacional, que está ser construído em Câmara de Lobos, desta feita na Rua Padre Pita Ferreira, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

São 13 novos fogos, que representam “um investimento de 2 milhões e 400 mil euros para renda acessível, ou seja, para jovens casais que arrendam em função do rendimento”, destacou o governante em declarações aos jornalistas.

Miguel Albuquerque garantiu ainda que a obra deverá fica concluída “no final deste ano”, avançando que as atribuições terão início “no primeiro trimestre de 24”.

O líder do executivo madeirense salientou que as habitações entrarão, posteriormente, “no sistema de renda resolúvel [regime de locação-venda]”.

“Isto, se ao fim de seis anos as pessoas quiserem adquirir as casas fazem o desconto através da renda que pagam e, em função do rendimento anual, podem amortizar e ficar com as casas”, explicou.

“Significa que nós estamos a proporcionar uma oportunidade para casais de classe média ou de rendimento no início da vida de poderem ter acesso a uma habitação em todos os concelhos a preços acessíveis”, reforçou ainda o presidente do Governo, acrescentando que tem constato interesse em candidatar-se, “sobretudo jovens casais”, que “dado o desenvolvimento imobiliário, sobretudo nos grandes centros urbanos, tem uma dificuldade hoje em adquirir as casas”, devido à subida do preço das habitações por metro quadrado.

Este complexo habitacional, a concluir até ao final deste ano, é resultante da primeira fase da Oferta Pública lançada no final de 2021 pela IHM-Investimentos Habitacionais da Madeira.

Este edifício já se encontra em plena construção, estando a sua conclusão prevista para o último trimestre deste ano.

O empreendimento, promovido pela empresa Decifratemática, concretiza-se num edifício multifamiliar com 4 fogos de tipologia T1, 6 fogos de tipologia T2 e 3 fogos de tipologia T3, contemplando ainda estacionamentos privados e arrecadações.

De estilo contemporâneo, com envidraçados e amplas varandas, de modo a aproveitar-se a vista que o sítio proporciona, o edifício está implantado num terreno com uma área de 720m2.

Recorde-se que, no âmbito da Oferta Pública de aquisição de habitações a custos controlados, lançada pela IHM em finais de 2021, foram aprovados 17 empreendimentos habitacionais, representando um total de 533 novas habitações, que serão atribuídas às famílias madeirenses em regime de arrendamento acessível.