Mundo

Número de jornalistas atacados nas coberturas de protestos no Peru atinge 153

Polícia e guarda militar nas imediações do Congresso do Peru durante uma demonstração anti-governo, em Lima, Peru, a 31 de Janeiro de 2023.
Polícia e guarda militar nas imediações do Congresso do Peru durante uma demonstração anti-governo, em Lima, Peru, a 31 de Janeiro de 2023.
, Foto António Melgarejo / EPA

Um total de 153 jornalistas foram atacados durante a cobertura dos protestos antigovernamentais, iniciados em 07 de dezembro, na sua maioria em Lima, denunciou a Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP).

A maior parte dos agressores, avançou a ANP, foram polícias.

Os dados recolhidos pelo Gabinete dos Direitos Humanos do Jornalista da ANP mostram que os ataques a jornalistas totalizaram 94 em janeiro e que "a maior quantidade se concentrou em Lia e que os agentes agressores mais frequentes foram os efetivos policiais".

Esta associação realçou que, entre os factos de maior gravidade, está "a ameaça de morte feita por polícias ao fotojornalista da Agência EFE Aldair Mejía, em Juliaca, em 07 de janeiro último".

Depois desta ameaça, detalhou a ANP, este fotojornalista foi alvejado na perna direita, do que resultaram fraturas ósseas, segundo o primeiro relatório médico.

A ANP avançou ainda que em 19 de janeiro, quando se convocou a denominada 'conquista de Lima', foi quando se registou a maior parte das agressões contra jornalistas em um só dia, com 19.

Desde que os protestos começaram, em 07 de dezembro, já foram mortas 66 pessoas, em resultado de confrontos diretos entre manifestantes e polícias.

Os manifestantes exigem a renúncia da presidente, Dina Boluarte, a dissolução do parlamento, a antecipação das eleições para este ano e a convocação de uma assembleia constituinte.