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Copywriting para SEO

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Neste artigo vamos dar a conhecer o Copywriting para SEO. Escolhemos 5 questões fundamentais sobre este conceito. É importante considerar que esta é uma estratégia de médio a longo-prazo, requerendo persistência.

O que é o Copywriting para SEO?
Comecemos pelas definições de cada uma das palavras. O Copywriting é uma estratégia de vendas, baseada na criação de conteúdo persuasivo para as áreas de Marketing e Vendas. A pessoa responsável pela criação destes conteúdos é designada de Copywriter ou Redactor Comercial.
O SEO (Search Engine Optimization), por sua vez, significa optimização do motor de busca, o objectivo é elevar o posicionamento do seu website, desta forma aumenta a visibilidade da sua marca, dos serviços e/ou produtos que disponibilizamos.

Então, para que serve, afinal?
O Copywriting para SEO visa a criação de conteúdos apelativos para impulsionar a visibilidade do seu site, considerando os critérios utilizados pelos motores de busca. Dentro destes critérios estão incluídas as palavras-chave, por exemplo, que são mais frequentemente utilizadas pelos utilizadores. 

Qual a importância do Copywriting para SEO?
O copywriting é a melhor forma de transmitir uma mensagem ao seu público-alvo, ao apresentar um conteúdo diferenciado, inovador e claro, considerando, sempre, qual o conteúdo que poderá interessar aos seus potenciais clientes. Caso os utilizadores da web se interessem pelo conteúdo publicado, vão associá-lo à sua marca. Posteriormente vão reconhecer e confiar na sua marca e adquirir os seus produtos e/ou serviços.

Como aplicar o SEO Copywriting?
Cada motor de busca tem os seus algoritmos. Vejamos os critérios do Google utilizados nos algoritmos para posicionar conteúdos:
A Autoridade do domínio tem a percentagem mais alta, de 23,87%. Aqui temos referência ao número de backlinks relevantes que o website possui, ou seja, o número de vezes que a hiperligação do seu site está presente no conteúdo de outras páginas respeitáveis.
A popularidade da página ou do conteúdo corresponde a 22,33%, ou seja, quanto melhor for o conteúdo, mais será visualizado. 
Nos 20,26% ficam o texto âncora das hiperligações externas que direccionam para a sua página.
A percentagem da utilização de palavras-chave dentro da sua página representa 15,04%.
Bem mais abaixo, nos 6.91%, estão os dados de registo da página, que basicamente é a entidade indicada no registo do seu domínio.
Os dados de tráfego (dados informáticos relacionados com um anúncio), e a taxa de cliques ficam nos 6,29%. A taxa de cliques é  calculada a partir do número de cliques que a comunicação através de meios informáticos recebe a dividir pelo número de vezes que o anúncio é apresentado.
Por fim, as partilhas nas redes sociais, equivale a 5.3%; esta última contabiliza apenas o número de vezes que o seu conteúdo é partilhado nas redes sociais.
Através destas percentagens consegue compreender o quão importante é a popularidade do seu anúncio, pois é o segundo factor mais importante na estratégia de SEO Copywriting.

Quais os três principais erros a evitar?
Quantidade vs Qualidade
Uma aposta na quantidade de publicações não garante a posição do seu site no topo dos motores de busca. Embora inicialmente essa estratégia funcionasse, hoje, os motores de busca dão preferência aos conteúdos de interesse para os utilizadores. A linguagem utilizada no texto deve, por isso, ser atractiva e compreensível.

Palavras-chave 
O excesso da utilização de palavras-chave pode prejudicar a compreensão do conteúdo, para além de serem pouco fluidos. Gerar conteúdo considerando apenas as palavras-chave também não é uma boa estratégia. É importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre as palavras-chave, e considerar a óptica do leitor. Afinal, é para ele que escrevemos.

Estagnar
É fundamental estar actualizado no que diz respeito ao algoritmo dos motores de busca. Estes algoritmos sofrem alterações com alguma frequência, alguns têm maior impacto no posicionamento do seu website do que outros. Contudo, deve estar atento a estas alterações de forma a favorecer a visibilidade da sua página nos motores de busca.

Agora que já compreende os fundamentos do copywriting para SEO, pode criar conteúdo para o seu website livre de entraves.