Madeira

Universidade Sénior Gonçalves Zarco participou em seminário

O 'Seminário Missões Humanitárias - A Voz do Silêncio' realizou-se, no Hotel VidaMar, na passada sexta-feira, dia 10 de Fevereiro

None

A Universidade Sénior Gonçalves Zarco participou no 'Seminário Missões Humanitárias - A Voz do Silêncio'. O evento decorreu, na passada sexta-feira, no Hotel VidaMar.

O seminário contou com a participação da Madeira Emergência, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, que organizaram um seminário que contou com oradores com vasta experiência em medicina humanitária, voluntariado internacional e apoio a países sub-desenvolvidos, testemunho de refugiados, enfermeiros, médicos em missões na Ucrânia, Grécia, Síria, Timor Leste e na Guiné Bissau. Contou, igualmente, com a presença da Associação presença Feminina e com projectos Sorrisos em África e AMI (Internacional Desafios da Ação Humanitária).

"As crises humanitárias não são, infelizmente, uma realidade apenas dos dias de hoje. Têm sido, ao longo dos anos, causadoras de morte de muitas pessoas, da separação de famílias… de sofrimento humano. A necessidade de ver para além da 'nossa' fronteira deverá ser uma realidade de todos, para todos! A visão global impõe também novos desafios ao mundo actual", refere a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco através de uma nota de imprensa. 

Foi um dia muito positivo, em que os nossos seniores puderam conhecer outras realidades de vidas tão duras e traumáticas. Esta experiência foi profundamente enriquecedora para todos os presentes e a mensagem final é a de que todos devem conhecer mais sobre as missões, as causas humanitárias de um mundo por muitos de nós desconhecido e que precisa urgentemente de ser divulgado e nunca esquecido. Porque o hoje de uns, amanhã certamente poderá ser o de outros. É urgente apoiar e divulgar tão nobre trabalho".  Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco