Madeira

Diálogo entre obras de arte e artistas motiva nova exposição na Quinta Magnólia

‘Prata da Casa- Histórias por contar’ junta fotografia e pintura, numa ‘conversa’ a que ninguém vai ficar indiferente

Uma das fotografias que integram a exposição. 
Uma das fotografias que integram a exposição. , Foto: MFM-AV

Saiba, aqui, o que marca a agenda desta quinta-feira, 16 de Fevereiro, quadragésimo sétimo dia do ano, quando faltam 318 dias para o termo de 2023

É inaugurada hoje, no Quinta Magnólia - Centro Cultural, um dos muitos espaços museológico-culturais sob a responsabilidade da Direcção Regional da Cultura, a exposição ‘Prata da Casa - Histórias por contar’, uma mostra que visa criar diálogos com os museus da Madeira, as obras de artistas que já expuseram na Quinta Magnólia e com artistas convidados.

Para esta primeira exposição foram seleccionados trabalhos de fotografia e pintura, conforme dá conta, ao DIÁRIO, Graça Alves, da Direcção de Serviços de Museus e Centros Culturais, da Direcção Regional da Cultura.

A ‘Prata da Casa – Histórias por contar’ faz parte de um projecto expositivo que se vai inaugurar este ano e que tem uma periodicidade anual, tendo como objectivo estabelecer pontes entre vários museus, acervos de vários museus e obras de vários artistas, e entre os vários artistas. Portanto, a ideia é provocar o diálogo e provocar até o olhar crítico sobre a arte. Graça Alves, Direcção de Serviços de Museus e Centros Culturais

Esta é uma actividade que faz parte do plano anual de actividades da Quinta Magnólia – Centro Cultural, tendo sido convidado para o projecto o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's.

O título da exposição remete não só para a valorização das obras e do acervo dos vários museus e centros culturais da Região, no que popularmente designaríamos de ‘Prata da Casa’, mas faz, também, a ponte com os elementos muito comuns na fotografia, ou não fosse ela um dos elementos em destaque nesta exposição.

A prata surge associada à fotografia na sua composição mais elementar, desempenhando um papel predominante na revelação, sendo um constituinte da maioria das fotografias a preto e branco. O seu suporte contém uma suspensão de sais de prata como o brometo e o cloreto de prata que, quando atingidos pela luz, escurecem. Várias das imagens que integram esta exposição são preto e branco, aspecto que também deverá despertar a atenção do visitante.

Conforme nota Graça Alves, “algumas fotografias vão provocar, vão causar estranheza, vão pôr-se em diálogo com obras dos artistas que já expuseram na Quinta Magnólia”. Entre esses nomes, destaque para Ricardo Veloza, Luis Almeida, Run Jiang, Rodrigo Canhão, Pedro Clore, Sarah Dias, Teresa Arega, Carla Cabral António Aragão ou Guilherme Parente. “Causa a possibilidade de outras leituras e de novos olhares”, realça a responsável pelos museus e espaços culturais da DRC, insistindo que  “a parte da fotografia vai causar alguma reacção nas pessoas, pois vamos mostrar o que não é normal ou habitual ser mostrado”.

“O que vai acontecer com esta, como acaba acontecendo com muitas outras exposições que temos promovido, vai desencadear um serviço educativo que, depois, naturalmente, e isso já tem acontecido noutros casos, que poderá entrar em diálogo com esta exposição”, algo que aconteceu, por exemplo, com as mostras de Guilherme Parente ou Sarah Dias, tendo dado origem a trabalhos dos alunos que depois acabaram expostos com os trabalhos-base da exposição.

Graça Alves nota que este fomento do diálogo entre museus, obras e artistas já tem vindo a ser implementado nos últimos tempos pelos espaços sob a tutela do Governo Regional, dado o exemplo da iniciativa entre o MUDAS e o Museu Quinta das Cruzes, que esteve patente ao público até Dezembro último.

Com curadoria de Ana Teresa Klut, este projecto expositivo que agora se inicia, deverá ficar patente ao público até Setembro. As visitas são gratuitas, devendo ser tido em conta o horário de funcionamento daquele centro cultural, entre terça-feira e sábado.  

A cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

O que está na agenda desta quinta-feira

Política

Por ser quinta-feira, é dia de várias reuniões, tanto no Executivo madeirense, cujo encontro decorrerá durante a tarde, como em algumas autarquias. A Câmara de Santa Cruz, por exemplo, tem reunião marcada para as 18 horas, na Loja do Munícipe, no Caniço. A reunião será pública.

No caso da Câmara do Funchal, a reunião de Câmara está agendada 9h30. Entre os vários temas em discussão, os licenciamentos deverão estar em destaque. A Coligação Confiança deverá questionar a maioria ‘Funchal sempre à Frente’ sobre as vendas que estão a ser feitas de projectos imobiliários alegadamente sem que existam projectos licenciados. De acordo com os vereadores da oposição, alguns desses projectos necessitam da suspensão do Plano Director Municipal para serem viabilizados. A par disso, deverão ser aprovados os apoios às entidades culturais do concelho, numa verba que totaliza 313 mil euros, conforme pode ler na edição impressa do DIÁRIO desta quinta-feira.

O PS-Madeira agendou para hoje, às 10h30, uma conferência de imprensa com o seu líder, Sérgio Gonçalves. A iniciativa terá lugar junto à Universidade da Madeira, no Madeira Tecnopolo, com o ensino superior a ser um dos temas a abordar.

PSD-Madeira, através do seu grupo parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, tem prevista, para esta quinta-feira, às 11 horas, uma visita a Unidade de Alzheimer ‘O Dragoeiro’, na Ribeira Brava, um espaço que da responsabilidade do Centro Social e Paroquial de São Bento e que está em funcionamento há pouco mais de um ano.

Unidade de Alzheimer 'O Dragoeiro' assinalou primeiro aniversário

Foi com casa cheia que a Unidade de Alzheimer 'O Dragoeiro', do Centro Social e Paroquial de São Bento, na Ribeira Brava, assinalou, esta quarta-feira, o seu primeiro aniversário, juntando, para o efeito, instituições parceiras, familiares dos utentes e outros convidados.

Esta é uma unidade que funciona em regime de Unidade de Internamento, com capacidade para 18 utentes e de Centro de Dia especializado, com capacidade para 45 utentes.

Ainda no dia de hoje, às 11h30, o presidente do Governo Regional visita as obras na Estação de Tratamento de Água do Pico do Eixo, em Santana. Num investimento de dois milhões de euros, o Executivo liderado por Miguel Albuquerque, através da empresa pública Águas e Resíduos da Madeira (ARM), pretende garantir a melhoria do abastecimento público nas freguesias do Faial e de Santana. Os trabalhos deverão estar concluídos em Julho deste ano.

Dois milhões de euros garantem mais água em Santana e no Faial

Para essa melhoria contribuem as obras em curso na Estação de Tratamento de Água do Pico do Eixo, em Santana, que amanhã serão visitadas por Miguel Albuquerque

À tarde, pelas 14h30, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, o Comandante Naval da Marinha Portuguesa, Vice-Almirante Nuno Chaves Ferreira.

Às 17 horas, Pedro Calado, acompanhado do vereador João Rodrigues, fará a entrega de projectos de arquitectura a famílias com carência socioeconómica. A iniciativa decorrerá no  Gabinete Técnico das Zonas Altas, em Santo António.

Saúde

Dando continuidade aos trabalhos que ontem tiveram início, a Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, retoma às 9h30, as visitas a vários organismos da Região, na tentativa de se inteirar da realidade regional no âmbito da psicologia.

Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses desloca-se à Madeira

Em causa está a realização da iniciativa os 'Trilhos da Psicologia', que visa visitar os diferentes profissionais nos seus meios de actuação

Entre os espaços a visitar, destaque para o Centro de Tratamento de Adições, no Hospital dos Marmeleiros, e para o Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira. Durante a tarde seguem-se as visitas à UCAD – Unidade Operacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências, da Direcção Regional de Saúde. Haverá, ainda tempo, para um encontro com o presidente da Câmara do Funchal.

Cultura

Relembramos a abertura da exposição ‘A Prata da Casa – Histórias por Contar’, no Quinta Magnólia – Centro Cultural, prevista para as 18 horas. Marcarão presença neste encontro, tanto o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, como o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

Antes disso, durante o dia, têm lugar dois encontros de elementos da Agência Espacial Portuguesa com alunos de outros tantos estabelecimentos de ensino, com vista à divulgação do programa ‘Zero – G Portugal – Astronauta por um dia’, um concurso que permite aos alunos vencedores uma experiência com gravidade zero. Às 10 horas, elementos da entidade organizadora vão estar presentes na Escola Secundária de Francisco Franco, para dar a conhecer aos alunos do ensino básico e secundário, entre os 14 e os 18 anos, esta iniciativa. À tarde, pelas 14h45, a iniciativa repete-se, mas na Escola Secundária Jaime Moniz.

O que marcou, no passado, este dia 16 de Fevereiro

1948 - É proclamada a República Democrática da Coreia.

1959 - Fidel Castro assume a Presidência de Cuba, depois da tomada do poder em 1 de Janeiro.

1964 - O Concílio Vaticano II, sob os auspícios do Papa João XXIII, aprova a leitura das epístolas e dos Evangelhos nas línguas nacionais, durante os ofícios religiosos.

1978 - É colocado um engenho explosivo na estátua de Oliveira Salazar, em Santa Comba Dão.

1986 - Mário Soares é eleito Presidente da República Portuguesa com 51,35 por cento dos votos. É o primeiro civil a ocupar a Presidência, em 60 anos.

2001 - É decretada a prisão preventiva do antigo presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, por suspeita de crime de peculato. 

2005 - Entra em vigor o Protocolo de Quioto, sem a adesão dos EUA.

2017 - O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela confirma a condenação a quase 14 anos de prisão de Leopoldo López, um dos líderes da oposição ao Governo.

2022 - A Rússia anuncia o fim das manobras militares e a partida de algumas das suas forças da península da Crimeia anexada da Ucrânia, onde a presença de tropas alimenta os receios de uma invasão.

Pensamento do dia:

"A nenhum homem será vendido, negado ou atrasado o direito à Justiça". Cláusula 40 da Magna Carta, assinada pelo rei João de Inglaterra, em 1215.