Madeira

Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses desloca-se à Madeira

Em causa está a realização da iniciativa os 'Trilhos da Psicologia', que visa visitar os diferentes profissionais nos seus meios de actuação

Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues.
Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues.

A Direcção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) estará em visita oficial à Região Autónoma da Madeira durante dois dias, para participar na iniciativa ‘Trilhos da Psicologia’.

O evento começa esta quarta-feira, às 15 horas, com uma sessão de apresentação e recolha de contributos, no âmbito da campanha da OPP 'Final à Pobreza'. Dinamizada pela Delegação Regional da Madeira (DRM) nas suas instalações, a sessão será mediada por Tiago Pereira, membro da Direcção Nacional da OPP e coordenador da iniciativa. Serão abordados os contributos da psicologia e o papel dos psicólogos na área, bem como as perspectivas de intervenção que se colocam ao tema. 

Mais tarde, pelas 17 horas, a sede da DRM recebe a sessão ‘Entre Pares sobre o Futuro da Profissão’, que conta com a presença da vice-presidente da OPP Sofia Ramalho, uma oportunidade de debate e auscultação sobre os principais desafios que se colocam à profissão de psicólogo nos diferentes sectores, quer numa perspectiva global e nacional, quer considerando as especificidades da Região.

No dia seguinte, 16 de Fevereiro, a Direcção Nacional e a Direção da DRM vão visitar algumas instituições onde trabalham psicólogos. Está agendada às 9h30 uma visita ao Centro de Tratamento de Adições, no Hospital dos Marmeleiros, e às 11 horas uma visita ao Serviço de Psicologia da UMa, no Campus da Penteada. Às 14h30, será realizada uma visita à Unidade Operacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Direcção Regional de Saúde. Os 'Trilhos da Psicologia' terminam às 16 horas, com uma audiência com o presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Em representação da Direcção Nacional da OPP estará o Bastonário Francisco Miranda Rodrigues, as vice-presidentes Sofia Ramalho e Renata Benavente e os membros da direcção Ana Isabel Lage e Tiago Pereira. A Direcção da Delegação Regional da Madeira vai estar representada pelo seu presidente Renato Gomes Carvalho e restantes membros.

Os 'Trilhos da Psicologia' são uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses que consiste num conjunto de visitas a instituições locais, com o objectivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.