Madeira

Carnaval e Reserva da Biosfera 'animam' Universidade Sénior do Porto Santo

Foram várias as actividades realizadas nos últimos três dias

None

Nos últimos dias, os alunos da Universidade Sénior do Porto Santo tiveram um 'horário' bastante preenchido com actividades diversas, tendo a Reserva da Biosfera e o Carnaval como temas e pretextos. 

Para além de cada um conhecer um pouco mais sobre a importância de o Porto Santo ostentar este título de excelência da UNESCO, também foi tempo de recordar as tradições carnavalescas de outrora.  

No dia 2 de Fevereiro, com o mote dado pelas celebrações carnavalescas, houve tempo para confeccionar malassadas e sonhos, que mais tarde foram degustados junto com outras iguarias típicas da época. A música de Carnaval não podia faltar. 

No dia 3 de fevereiro, com a colaboração do IFCN, através do Corpo de Polícia Florestal destacado para o Porto Santo, alguns alunos da Universidade Sénior percorreram a Vereda do Pico do Castelo (PR2). Foi uma caminhada interpretativa, tendo a Polícia Florestal identificado alguns lugares e espécies e os participantes complementado a informação como, por exemplo, o modo de preparo das pencas ou cardos (Cynara cardunculus)… Para além do exercício físico e de novas aprendizagens, este foi um momento de contemplar a linda paisagem pintada de verde e salpicada com o amarelo das azedas ou caternetas.  

Durante o percurso, também houve a preocupação por parte dos caminhantes de recolher os resíduos por ali abandonados ou trazidos pelo vento. 

Esta iniciativa do Município do Porto Santo, contou com a coordenação da gestora da Reserva da Biosfera, Licínia Soares.

Na ocasião, a responsável referiu que “estes dias na companhia dos alunos da Universidade Sénior, da professora Nazaré Cunha e colaboradores e assim como, dos utentes do Centro de Dia, foram muito gratificantes..

E acrescentou que "todas estas sinergias entre as várias entidades contribuíram para o bem-estar e felicidade dos envolvidos. E é isto que se quer numa Reserva da Biosfera: valorizar o passado, viver o presente e com estas aprendizagens projetar um futuro próspero, em que haja uma integração harmoniosa dos seres humanos na natureza, de forma sustentável e sempre preservando as culturas e tradições, assim como, a identidade porto-santense”. 

O Município do Porto Santo tem realizado várias iniciativas deste género nas épocas festivas, "porque recordar as tradições de antigamente é eternizar a identidade porto-santense, é passar um legado e a verdadeira essência às gerações vindouras", referiram em comunicado.