Madeira

Câmara Municipal do Funchal promove Semana da Prevenção 'Galeão + Resiliente'

None
Foto Ângelo de Sousa

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Serviço Municipal de Protecção Civil, promoveu, pelo sexto ano consecutivo, a Semana da Prevenção 'Galeão + Resiliente', na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

A iniciativa, que decorreu de 6 a 10 de Fevereiro, surgiu no âmbito dos Núcleos de Proteção Civil (NPC), um projecto que possui o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de uma cultura de segurança e mitigação dos riscos, através da adopção de comportamentos responsáveis e adequados face a situações de emergência.

Os vereadores Bruno Pereira, com o pelouro da Proteção Civil e Helena Leal, com o pelouro da Educação estiveram presentes no encerramento das actividades.

À margem do evento, Bruno Pereira destacou que, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, a CMF temdesenvolvido um conjunto de actividades como esta em que o objectivo é sensibilizar a população jovem para a temática da prevenção, realçando que é fundamental ser feita na comunidade escolar, tal como nas Zonas Altas do Funchal, tendo em atenção um conjunto de riscos específicos, salientado como exemplo o que aconteceu no 20 de Fevereiro.

O autarca fez questão de sublinhar que a questão da sensibilização, nomeadamente nas escolas, é das áreas mais importantes da equipa do Serviço Municipal da Proteção Civil. 

“Eu relembro que a proteção civil é muito mais que a componente do socorro ou da emergência. Há todo um trabalho de planeamento, de sensibilização à população e de acompanhamento técnico relativo às ocorrências advindas das condições meteorológicas”, frisou.

Nos últimos dias realizaram-se diversas actividades, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, de que se destaca: Exposições, Provas Didáticas e de Orientação; Módulos: Identificação do Risco e Análise da Vulnerabilidade e Exercícios de Evacuação.

A Semana da Prevenção terminou, esta sexta-feira, com um exercício de demonstração das valências da equipa de militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) nomeadamente: Emergência, Protecção e Socorro; Cinotécnica;  binómios com militares e cães na detenção e busca de pessoas desaparecidas, entre outras.

Todas estas actividades abrangeram um total de 460 pessoas da comunidade educativa.

Os Núcleo de Protecção Civil Jovem localizam-se: Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Boliqueime e Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira.