Madeira

Novas obrigações da ligação marítima já permitiram transportar 15 toneladas de produtos

None

Durante o mês de Janeiro de 2023 já foram transportadas 15 toneladas de produtos entre a Madeira e o Porto Santo. Os números foram avançados pelo secretário regional da Economia, Rui Barreto, à margem de um encontro com vários agricultores do Porto Santo, em que participou também o secretário regional de Agricultura, Humberto Vasconcelos.

O governante considerou que a gratuitidade do transporte de produtos agrícolas produzidos na ‘Ilha Dourada’ e enviados para a Madeira, graças às novas obrigações de serviço público de transporte regular de passageiros e mercadorias por via marítima entre as duas ilhas, constitui um importante estímulo ao desenvolvimento da atividade agrícola.

 Esta “era uma antiga aspiração dos agricultores do Porto Santo e a política serve para dar resposta a isso. O que nós fizemos foi, numa negociação que tivemos com o armador, exigimos novas obrigações, a partir de 1 de janeiro, por forma a que os agricultores do Porto Santo fossem mais valorizados”, avançou Rui Barreto.

O secretário assumiu que a maioria dos agricultores produzem para satisfazer o mercado local, mas indica que este é "um estímulo para que aqueles que têm produções e que querem colocar o produto na Madeira possam fazê-lo a custo zero, possam fazê-lo gratuitamente”.

Em seu entender, “este é um estímulo muito importante porque, das lições que temos de tirar da pandemia é que nós temos de valorizar mais aquilo que é produzido localmente e isso tem inúmeras vantagens: dá mais rendimento a quem produz, valoriza a terra e substitui-se importações por bens produzidos localmente”.

“Temos a obrigação de nos dirigirmos às pessoas e hoje que o navio ‘Lobo Marinho’, simbolicamente, retoma as ligações, os agricultores têm mais uma boa razão para continuarem a acreditar na sua terra, para continuarem a acreditar na sua agricultura e para continuar a acreditar que o futuro será melhor”, concluiu o governante.