Madeira

Três pessoas já foram internadas mais de 15 vezes à conta das novas drogas na Madeira

Em 2022 procederam-se a 203 internamentos na Casa de Saúde São João de Deus, sendo 176 compulsivos

Foto Rui Silva/ASPRESS
Foto Rui Silva/ASPRESS

Quanto ao número de mulheres internadas na Casa de Saúde Câmara Pestana também subiu em 2022. Segundo Nelson Carvalho foram 55 os internamentos verificados no último ano.

As novas drogas provocaram, ao longo do último ano, um total de 203 internamentos na Casa de Saúde São João de Deus, menos 30 do que em relação a 2021.

Em declarações à TSF-Madeira, Nelson Carvalho também explica que o número de internamentos compulsivos aumentou ligeiramente no ano passado, vincando que a reinserção destas pessoas acaba por ser uma tarefa muito difícil, tendo em conta os danos que estas novas substâncias provocam.

O director da Unidade Operacional de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (UCAD) deu o exemplo concreto de três casos em particular.

A reinserção muitas vezes é difícil porque existe uma degradação rápida e não só. Este é um fenómeno de ‘porta giratória’. Por exemplo houve uma situação de três pessoas, nestes internamentos, que já foram internados mais de 15 vezes, o que demonstra bem que, por mais reinserção que tenhamos, o impacto das drogas, devido à grande adição que elas provocam, torna ainda mais difícil a reinserção do próprio indivíduo e a sua motivação. Nelson Carvalho

Nelson Carvalho que justifica também o número de internamentos compulsivos com o “impacto” destas drogas que geram “episódios psicóticos agudos caracterizados por alucinações e delírios, nomeadamente perseguição” que depois “levam o indivíduo a tornar-se mais agressivo e a pôr em risco a sua vida e a dos outros”.

“Naturalmente” que esta situação apenas consegue ser revertida “com o internamento compulsivo”, explica o director da UCAD. Numericamente, em 2021 a Madeira somou 233 internamentos, dos quais 170 foram compulsivos, o que corresponde a 73%, ao passo que em 2022 procederam-se a 203 internamentos, sendo 176 compulsivos, ou seja, 86,6%. A média de 'estadia' nestas unidades, por pessoa, ronda os 20 dias.

Demonstra bem a perigosidade e o impacto que estas drogas têm para o indivíduo em termos do aparecimento de doenças psiquiátricas e de degradação cognitiva e degenerativa, que é muito grande. Nelson Carvalho

Internamentos devido às novas substâncias psicoactivas sofreram "aumento significativo" na Região

O director da Casa de Saúde São João de Deus disse hoje que nos primeiros 6 meses de 2022 já foram assistidos 110 pacientes na instituição

Quanto ao número de mulheres internadas na Casa de Saúde Câmara Pestana também subiu em 2022. Segundo Nelson Carvalho foram 55 os internamentos verificados no último ano. "Tem havido um aumento e a faixa etária tem sido entre os 30 e os 40 anos", avançou.

O director da UCAD que descreveu ainda o perfil destas pessoas. "A maior parte é homens que começam a consumir a partir dos 25 anos, mas há uma prevalência entre os 30 e 40 anos. Na maioria são desempregados e ligados ao sector da construção civil, embora haja nas várias profissões. É um perfil completamente diferente do todo nacional e o dos Açores é muito semelhante ao nosso".