DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeira foi destaque em Coimbra pelas políticas de envelhecimento activo e saudável

Ana Clara Silva participou no 10.º Congresso sobre Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro

None

A Madeira esteve em destaque no 10.º Congresso sobre Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que se realizou em Coimbra. A criação de um departamento público dedicado à Governança da Longevidade foi reconhecida pelos participantes como exemplo de grande relevância para a gestão integrada do envelhecimento activo e saudável.

A directora regional para as políticas de Longevidade, Ana Clara Silva, foi a responsável pela conferência inaugural do congresso, destacando a importância da integração de cuidados e longevidade. Como exemplos recorreu ao Projecto de Hospitalização Domiciliária extensiva às ERPI, o projecto + Hospital na Comunidade e também a Unidade do Doente Frágil, projectos que são da responsabilidade do SESARAM.

De acordo com nota à imprensa, "a directora regional sublinhou várias iniciativas legislativas, regulamentares e estratégicas que têm vindo a ser realizadas na RAM, visando a evolução de novos modelos assistenciais, como os cuidados de longa duração e o estatuto e reforço do papel dos cuidadores informais nos processos terapêuticos dos doentes".

Ana Clara Silva frisou ainda o  valor da cooperação das Regiões Autónomas da Macaronésia, extensível aos países do Médio Atlântico. Considerou que esta é uma ferramenta essencial na construção de um Sistema de Saúde Atlântico, robusto e integrado "como é apanágio do Governo Regional". No quadro de cooperação recente, realçou os projectos submetidos à convocatória Mac 2021-2027, que terminou no dia 30 de Novembro, tendo sublinhado o projecto da Escola de Pacientes Digitalizada da Macaronésia -RAM, um centro de capacitação de doentes crónicos e da sua rede de suporte familiar que inclui desenvolvimentos na área da telereabilitação neurológica com recurso a tecnologias de gamificação e também telemedicina na área da medicina física e reabilitação, bem como um projecto dedicado à Literacia e Roteiros de prevenção de demências. Estes projectos visam introduzir tecnologias inovadoras na gestão de doenças crónicas, com expectativas positivas quanto à sua aprovação e resultados futuros.