DNOTICIAS.PT
Madeira

Teleférico do Funchal inaugurado há 23 anos

Consulte a edição de 16 de Novembro de 2000 neste 'Canal Memória'

None

O teleférico do Funchal foi inaugurado há 23 anos. Numa cerimónia que decorreu dentro de normalidade, ainda se temeram manifestações, que não chegaram a acontecer.

A 15 de Novembro de 2000, 1.800 pessoas foram transportadas durante três horas. Este foi o primeiro acto público do novo executivo liderado por Alberto João Jardim, que se mostrou indiferente às críticas de alguns moradores, que afirmavam que se tratava de uma questão de falta de privacidade, isto porque as cabines iriam passam por cima das suas casas.

"A canina está fechada e não se tem a noção de abismo. Está-se muito confortavelmente. De maneira que sou testemunha de que as pessoas que sofrem de vertigens podem andar nisto", garantia o presidente do Governo Regional. 

Por seu lado, Miguel Albuquerque, na qualidade de presidente da Câmara Municipal do Funchal, garantia que o teleférico vinha aumentar a oferta turística da cidade.

Princesa Victoria de visita à Madeira

A princesa Victoria, sucessora ao trono da Suécia, esteve de visita à Madeira em 2007. A sua chegada ao aeroporto da Madeira fez-se em clima de grande aparato, mas a monarca mostrou-se bem-disposta e sorridente.

A sua vinda à Região deveu-se a compromissos particulares, nomeadamente a uma visita ao Hospício Dona Maria Amélia, instituição que tem uma longa relação com a coroa sueca e que, ao longo dos anos, tem vindo a receber sucessivas visitas dessa família real.

A princesa chegou vestida e penteada de forma simples, num voo comercial da TAP. De acordo com os relatos do DIÁRIO, não fosse o aparato de seguranças e de outras entidades, não se perceberia que estava em causa a presença da sucessora do trono da Suécia.