DNOTICIAS.PT
Madeira

Museu da Baleia promove limpeza de duas praias no Caniçal

A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que hoje se assinala. Mas há mais eventos na agenda desta quinta-feira, que pode conhecer aqui

Acção de limpeza promovida pelo Museu da Baleia decorrerá nas praias da Ribeira do Natal e do Caniçal.
Acção de limpeza promovida pelo Museu da Baleia decorrerá nas praias da Ribeira do Natal e do Caniçal., Foto Arquivo

O Dia Nacional do Mar, que hoje tem lugar, vai ser assinalado por diferentes instituições regionais, com um conjunto de actividades diversas, nomeadamente exposições, limpezas de praia, palestras, entre outras.

Entre as entidades que não querem deixar passar este dia em ‘branco’, temos o Museu da Baleia, que, para o dia de hoje, tem prevista a iniciativa 'Ajude a virar a Maré', que consiste em duas limpezas de praia, uma na praia da Ribeira do Natal, e outra na praia da vila do Caniçal. A acção tem início marcado para as 9h30 desta quinta-feira e conta com a colaboração dos alunos da Escola Básica com Pré-escolar e Creche do Caniçal.

Previamente à actividade, haverá uma breve acção de sensibilização para os jovens participantes na limpeza, da responsabilidade de Lucília Sousa. Após recolhidos os resíduos encontrados nestas duas praias, os mesmos serão separados por categorias e, posteriormente, pesados, no sentido de se aferir as quantidades de lixo recolhidas.

Também no âmbito desta efeméride, o Museu da Baleia promove, pelas 19 horas, um concerto pela Tuna de Câmara de Machico. Nos próximos dias decorrerão outras actividades alusivas a esta data.

Associada às celebrações do Dia Nacional do Mar temos, igualmente, a iniciativa do Museu de História Natural do Funchal, com a exposição ‘Reinterpretar o Mar’, da artista plástica Daniela da Silva Ferreira, também conhecida por Luzalba. A inauguração desta mostra acontece pelas 15h, no referido Museu.

‘Reinterpretar o Mar’ está associada ao projecto ‘Impressões de Peixes’, da mesma artista plástica e tem como foco a arte de estampar o peixe, obtendo assim um registo fiel e sustentável à interpretação da fauna marinha local. Na nota de apresentação, esta exposição é apontada como “um tributo ao mar português e às suas gentes, encontrando na raiz da escassez a sua oportunidade”, conectando a pesca, a ciência, a educação e a gastronomia ao mundo das artes e da sustentabilidade.

Nada se estraga, tudo se recupera, é o mote da primeira exposição individual da artista em Portugal. Residente em Veneza, Itália (2010-2018) e agora no Algarve, é no regresso às raízes que a sua investigação artística se emerge numa nova concepção do real. O processo criativo que deu origem aos trabalhos que integram esta mostra assenta na impressão directa de peixes capturados através da pesca artesanal, abrindo o discurso ao consumo consciente. A monotipia, técnica de gravura, utiliza o peixe fresco pintado com tinta de choco. O decalque é feito com tecidos recuperados de têxteis descartados de diversos hotéis.

“Cada peixe pode ser impresso mais do que uma vez, num entanto todas as gravuras são únicas. No final, os peixes são limpos e consumidos, não havendo qualquer desperdício. Assim como as suas escamas ou peles, também elas reutilizadas, rematando um ciclo onde a arte e a sustentabilidade se complementam”, acrescentam.

A escolha do dia 16 de Novembro para assinalar o Dia Nacional do Mar não foi feita ao acaso. Esta data remete-nos para a ‘Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Três anos depois, Portugal viria a ratificar essa convenção que, entre outros aspectos, veio estabelecer, por exemplo, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.

Mas há mais iniciativas na agenda desta quinta-feira:

Sociedade e política

9 horas – Ao longo de todo o dia continua, na Assembleia Legislativa, o debate do Programa do XIV Governo Regional da Madeira, assunto que marcará, certamente, esta jornada noticiosa.

9 horas – abertura do 22.º congresso anual da Associação Portuguesa de Greenkeeps, a ter lugar em Santa Cruz, no Hotel Vila Galé Santa Cruz. A assembleia geral da associação está marcada para as 18h30.

9h30reunião semanal da vereação da Câmara Municipal do Funchal.

10h30 – arranca o exercício ‘ZARCO 23’.

18 horas – a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) promove a iniciativa ‘Sustentabilidade e Equilíbrio Intergeracional’, no Museu da Electricidade - Casa da Luz.

18 horas - reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Santa Cruz, que terá lugar no edifício da Junta de Freguesia da Freguesia de Santo António da Serra.

À mesma hora, Jorge Carvalho marca presença na entrega de diplomas de conclusão de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Cultura e espectáculos

21 horas - estreia da peça de teatro ‘O espectador’, no Balcão Cristal.

Balcão Cristal acolhe 'Da Voz Humana', 'O Espectador' e 'As Divas da Aldeia'

O Teatro Feiticeiro do Norte vai acolher no Balcão Cristal, de 9 a 11 de Novembro, às 21 horas, a Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, com “Da Voz Humana”, que se trata de um ciclo de leituras encenadas.

21h30 – a Orquestra Clássica da Madeira promove um recital com flauta, harpa e marimba, no Reid´s Palace A Belmond Hotel.

Desporto

11h30 – Associação Desportiva da Camacha promove a antevisão do jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, partida que acontece no Sábado, tendo o Famalicão como adversário.

Efemérides

1869 - Inauguração oficial do Canal do Suez, no Egito.

1909 - A Liga Portuguesa de Futebol inscreve-se na FIFA.

1933 - Os EUA estabelecem relações diplomáticas com a URSS.

1945 - É fundada a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO.

1989 - Portugal assume a presidência do Conselho da Europa.

2001 - Durante o bombardeamento norte-americano a Cabul, morre o egípcio Mohammad Atef, que os EUA consideram o número três da Al-Qaida.

2002 - As autoridades espanholas detêm o comandante do petroleiro Prestige, por desobediência, atentado aos recursos marinhos e ao meio ambiente.

2003 - É inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto. Joga-se o FC Porto-FC Barcelona, jogo que os portuenses ganham por 2-0. Estreia-se o Argentino Messi, com 16 anos, entrando a 14 minutos do fim.

2007 - É inaugurada a Cidade Desportiva do Nacional, no Sítio da Choupana, no Funchal.

2011 - A 'troika' dá parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal.

2022 - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, comunica que a explosão que matou duas pessoas na Polónia "foi provavelmente causada" por um míssil ucraniano, mas ressalva que "não é culpa da Ucrânia", "A Rússia tem a responsabilidade última, uma vez que continua a sua guerra ilegal contra a Ucrânia".

Pensamento do dia

Que pensar de tudo isto? Em primeiro lugar, que a vida está má para os pobres. Depois, que vivemos todos muito ocupados nisto ou naquilo, inclusive na falta de ocupação.  João César Monteiro (1939-2003), cineasta português