DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Teleférico das Achadas da Cruz volta a funcionar normalmente

O teleférico foi encerrado dada a proximidade das chamas na freguesia da Ponta do Pargo no incêndio que ocorreu em Outubro

None
Foto Arquivo

O Teleférico das Achadas da Cruz retomou, hoje, o seu normal funcionamento, informa o município do Porto Moniz, em comunicado enviado à redação.

Depois de quase três semanas encerrado, a reposição das telecomunicações e da energia eléctrica na zona permitiu reabrir a infraestrutura municipal. 

A retoma do funcionamento deu-se na passada quinta-feira, dia 2 de Novembro, ainda que de forma condicionada, tendo a autarquia disponibilizado a sua utilização apenas para os agricultores com propriedades no Calhau.

O autarca do Porto Moniz destaca que enquanto o teleférico esteve encerrado, os técnicos do município aproveitaram para que fossem realizados alguns trabalhos de manutenção, até porque as chamas não atingiram a infraestrutura.

Os técnicos estiveram na infraestrutura e testaram todos os equipamentos, confirmaram a plena funcionalidade dos mesmos, e por isso aguardávamos apenas a reposição das telecomunicações, por parte das empresas competentes, para que pudesse ser retomado o normal funcionamento deste teleférico que não é utilizado apenas pelos agricultores com propriedades na zona do calhau, mas que tem também uma grande procura por parte dos turistas que visitam a Região Emanuel Câmara 

A infraestrutura retoma agora o seu normal funcionamento, sete dias por semana, em horário Inverno: 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00 (Venda de bilhetes: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h30).

No passado dia 12 de Outubro, quando o incêndio estava ainda na freguesia vizinha da Ponta do Pargo, a Câmara Municipal de Porto Moniz procedeu, preventivamente, à evacuação do Calhau e zona envolvente do teleférico das Achadas da Cruz, pelas 13 horas, antevendo o alastrar do incêndio à freguesia das Achadas da Cruz. Pouco mais de uma hora foi suficiente para que toda a zona do teleférico fosse desimpedida.