DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Museu da Baleia assinala Dia Nacional do Mar com iniciativas

None

O Museu da Baleia da Madeira (MBM), em Machico, associa-se às comemorações do Dia Nacional do Mar, assinalado a 16 de Novembro, com iniciativas, alinhas com a sua missão e valores. As actividades vão decorrer entre os dias 16 e 18 deste mês.

Na quinta-feira, 16 de Novembro, pelas 9h30, vai realizar-se a acção de educação ambiental, intitulada 'Ajude a virar a Maré', que consite na limpezas das praias da Ribeira de Natal e vila do Caniçal.

Esta actividade será precedida de uma breve sensibilização, feita pela professora Lucília Sousa. Os resíduos recolhidos serão posteriormente alvo de análise, separados por materiais e pesados. A actividade é desenvolvida em parceria com a Escola Básica com Pré-escolar e Creche do Caniçal. 

Pelas 19 horas o museu vai acolher um concerto da Tuna de Câmara de Machico, uma escola de música que existe há 40 anos e que pretende incutir o interesse pela música e pelo bandolim, às crianças e jovens.

Na sexta-feira, 18 de Novembro, às 10h30, será tempo da 'Hora do Conto', com a leitura da obra infantil 'A Baleia que queria mais', de R. Bright, complementada com uma actividade de expressão plástica ou motora, destinada às crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

Para finalizar a celebração do evento, no mesmo dia, pelas 15h00, terá lugar no Museu a actividade 'Behind the scenes', que consiste em abrir ao público as áreas técnico-científicas, habitualmente reservadas aos trabalhadores, bem como abordar o trabalho da unidade de ciência desenvolvido na Instituição. Esta iniciativa inicia-se com a apresentação de um documentário, 'Dolphins and whales – Tribes of the ocean', no auditório.

A actividade termina com uma visita à secção de anatomia, da sala dos cetáceos, onde é possível observar algumas estruturas ósseas, crânios e esqueletos de animais arrojados na Madeira. A participação nesta iniciativa está sujeita a inscrição prévia e tem lotação limitada. As inscrições decorrem até 16 de Novembro, no seguinte link: https://rb.gy/k6bhp1.

Por ser o terceiro sábado do mês, dia 18, os residentes na Madeira podem visitar as exposições permanentes do MBM, usufruindo de 50% de desconto no bilhete de entrada, não sendo possível acumular esta promoção com outros descontos.