DNOTICIAS.PT
Madeira

Museu da Baleia estabelece parceria com escolas do 1.º ciclo de Machico

None

O Museu da Baleia da Madeira assinou durante a manhã desta segunda-feira, 30 de Outubro, um protocolo de parceria com as escolas de 1.º ciclo do Concelho de Machico.

A parceria entra em vigor este ano lectivo 2023/2024 e vai abranger os alunos de 3.º ano das Escolas de Água de Pena, Externato Quinta Sant’Ana, Eng. Luís Santos Costa, Caniçal e Ribeira de Machico.

Esta iniciativa, que tem o apoio logístico da autarquia de Machico, tem como principais objectivos: proporcionar actividades educativas que conciliem as aprendizagens essenciais, da disciplina de Estudo do Meio, com o conhecimento histórico e científico preservado pelo MBM; promover o conhecimento sobre as baleias e golfinhos do arquipélago da  Madeira; sensibilizar os alunos para a importância da preservação do património cultural  (histórico-natural); elucidar os alunos dos mecanismos que regem os sistemas naturais e dos problemas que os afectam; elucidar sobre os problemas ambientais que afectam o meio marinho; consciencializar os alunos do seu papel como protagonistas na mudança de atitudes e de padrões de consumo e motivar para a adoção de comportamentos ecológicos em contexto familiar, escolar e comunitário que permitam contribuir para a redução do impacto da poluição na degradação do meio marinho.

A assinatura de protocolos contou com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Mónica Vieira assim como com os directores das referidas escolas e ainda com a equipa dos serviços educativos do Museu da Baleia da Madeira que irá dinamizar as actividades propostas.