DNOTICIAS.PT
Desporto

Palheiro Golf comemora 30 anos com novos desafios no horizonte

None Ver Galeria

Tiveram hoje início, no Clubhouse do Palheiro Golf, as comemorações do 30.º aniversário do Palheiro Golf, um dos locais mais icónicos da prática do golfe, mas também da gastronomia, na Madeira.

Com a presença de inúmeros convidados, entre os quais Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, e Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, coube a Jonathan Fletcher Blandy traçar um retrato daquilo que tem sido o percurso de vida do Palheiro Golf. Na ‘Apresentação da História dos 30 anos do Palheiro Golf’, o administrador do Palheiro Nature Estate começou por agradecer “às entidades oficiais que fizeram com que este projecto se tornasse realidade, nomeadamente os membros do Governo Regional da época”.

Jonathan Fletcher Blandy lembrou, ainda, que este foi “um sonho” do seu pai Adam Blandy - que mais à frente apelidaria de “força motriz deste projecto” - sustentando que estes 30 anos de Palheiro Golf “têm sido uma viagem fascinante e às vezes atribulada”.

Enumerando as vicissitudes e dificuldades vividas desde os primeiros tempos do campo, o administrador do Palheiro Nature Estate destacou a “resiliência em contexto empresarial” que tem sempre guiado este projecto. Apontou o caso específico dos tempos ainda recentes de pandemia de covid-19 e o “impacto terrível” que teve no sector do golfe e do turismo. Destacou a “urgência de termos diversificado o negócio", em contraponto com “o perigo de estarmos completamente dependentes do turismo”.

No entanto, a partir do momento em que os “nómadas” descobriram a Madeira, abriu-se outra oportunidade de crescimento do projecto, porque, vincou Jonathan Fletcher Blandy, “o Palheiro Nature Estate tinha para oferecer um produto único e de excelência”. Com isso, “o número de residentes e membros do Palheiro Nature Estate de cresceu significativamente e, agora, contamos com 21 nacionalidades distintas, vivendo e desfrutando” das duas infra-estruturas que fazem parte do projecto.

Jonathan Fletcher Blandy assume que o desafio passa por “consolidar este sucesso”, admitindo que “o Palheiro Golf é o catalisador do Palheiro Nature Estate, que é hoje uma marca e que queremos seja uma referência no turismo da Madeira”.

Destacando a importância e contributo que o Palheiro Golf assume na preservação do ambiente, o administrador destacou o investimento que o Governo Regional investirá, em 2024, num reservatório de água “em condições excepcionais”, que em seu entender será um passo importante em termos de práticas sustentáveis que vão ao encontro dos desafios das alterações climáticas.

Jonathan Fletcher Blandy aproveitou para lembrar que o sector do golfe tem “um impacto substancial na economia local”, revelando que da parte do grupo empresarial regista-se “um contributo fiscal a rondar os dois milhões de euros por ano”. Destacou ainda o impacto importante que assume em termos de emprego local, “proporcionando directamente cerca de 150 postos de trabalho”, além de muitos mais indirectos.

O administrador demonstrou, a bem da prosperidade do golfe na Madeira, “a intenção de manter e fortalecer a amizade e colaboração com os demais clubes de golfe”. A criação de um “centro de alto rendimento, que incluirá uma academia de golfe, campos de padel e outras instalações de treino, com trilhos para corrida e um circuito de manutenção”, integra o projecto do Palheiro Golf.

Após o discurso, houve ainda ocasião para a distinção dos funcionários mais antigos, num total de sete, que nesta data comemoram 30 anos de casa.

Seguiu-se uma experiência gastronómica denominada por ‘Jantar a 4 Mãos’, que se realizou no Restaurante Vista Balancal, com a presença do chef convidado André Magalhães e do chef executivo do Palheiro Nature Estate, Gonçalo Bita Bota.

As comemorações têm continuidade amanhã, com a realização do Torneio Salva de Aniversário, que terá lugar no campo do clube.