Madeira

Consumo deve ser adequado aos recursos financeiros disponíveis

None
Foto André Ferreira / CMF

Pedro Calado destacou a importância do Programa de Educação e Inclusão Financeira, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direcção Regional de Cidadania e Assuntos Sociais, que se integra na estratégia de inclusão financeira 23/25 da Região e que hoje foi apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, apontando ainda que parece ter sido precisamente desenhado exactamente para a actual conjuntura.

O presidente da CMF salientou ainda a importância de os consumidores da Região "consumirem bem e adequadamente", sobretudo não esquecendo de adequarem o seu consumo "aos recursos financeiros" que têm. Ou seja: "pode e deve haver consumo mas esse consumo deve ser de forma regrada", concluiu.

O Programa de Educação e Inclusão Financeira foi apresentado, no dia 4 de Novembro de 2022, data em que a SRIC assinou um protocolo de cooperação para a promoção de formação financeira dos cidadãos da RAM, com o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (supervisores financeiros responsáveis pela implementação do Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025), que constituem parceiros de referência, assim como todos os Municípios da RAM, que prontamente acolheram esta iniciativa.

A terminar, refira-se que este projeto materializa-se através da dinamização de ações de sensibilização sobre literacia financeira em todas as Câmaras Municipais da RAM.