Madeira

Creche da Serra de Água é nova valência para o presente e o futuro

None

Oito crianças integram, neste momento, a sala de creche/jardim de infância da Escola Básica da Serra de Água. Uma aposta concretizada graças aos esforços conjuntos entre a Junta de freguesia, a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Secretaria Regional de Educação.

Na visita efectuada ao espaço, realizada esta manhã, o presidente da Câmara, Ricardo Nascimento, explicou que se tratou de uma reivindicação da população que mereceu a atenção do executivo. “O projecto partiu de uma análise feita pela presidente da Junta, Albertina Ferreira, que ouviu os seus fregueses e constatou um número significativo de crianças que justificava a abertura de uma sala com esta valência”, explicou, salientando que, numa altura em que se assiste ao fecho de escolas devido à baixa taxa de natalidade, “abrir este espaço é, para nós, motivo de grande satisfação”.

Segundo o autarca, o número de crianças pode crescer no próximo ano dada a boa localização da escola e à oferta educativa que vem colmatar uma necessidade dos pais.

A Junta e a Autarquia avançaram com as obras e os equipamentos, cabendo à secretaria da Educação os meios humanos. Segundo Jorge Carvalho, o governo procura dar “a melhor resposta às populações de acordo com as necessidades”, sendo este um bom exemplo dessa política.

“Se há casos em que a ausência de crianças leva ao encerramento dos espaços, neste caso, pela existência dessas mesmas crianças, em cooperação com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia, preparou-se este espaço para dar uma resposta na valência de creche”, afirmou o governante, referindo que a tutela assegura a equipa técnica composta por duas técnicas de apoio à infância e uma educadora para que estas crianças possam manter-se na sua freguesia.