Madeira

Câmara do Funchal vai apresentar novos projectos de apoios a empresários

None

A Câmara Municipal do Funchal vai apresentar novos projectos na área do apoio aos empresários. A garantia foi dada por Cristina Pedra na cerimónia de contratualização dos apoios das candidaturas ao ALAVANCAR e RE-ABRIR, hoje, no Salão Nobre da autarquia.

"A CMF vai apresentar brevemente dois projectos que serão a sedimentação destes dois programas que foram ganhadores, além de um outro que está a ser estudado para ajudar os pequenos e microempresários”, revelou a vice-presidente da CMF.

A governante lembrou que o ALANCAR, lançado em Julho de 2022, esgotou a verba inicial de 250 mil euros, tendo sido reforçada em 150 mil euros em Dezembro. De acordo com nota à comunicação social, desde o início a autarquia registou um total de 96 candidaturas, tendo sido aprovadas 57 no montante de 400 mil euros. A adesão a este programa bateu recordes. Com o reforço da dotação em mais 150 mil euros, hoje foram contratualizadas 18 candidaturas no montante de no montante de 129.727,91 euros. Este é um projecto com verbas a fundo perdido destinado para pequenas obras de remodelação de espaços comerciais.

No que diz respeito ao RE-ABRIR, com um orçamento disponível de 250 mil euros, registou-se um total de 57 candidaturas. Hoje foram contratualizadas 10 candidaturas no valor de 28.846,74 euros. Este apoio comparticipa em 50% o valor das rendas para pequenas e médias empresas.

Cristina Pedra destacou o “êxito” dos dois programas pioneiros, criados pela autarquia do Funchal, em julho do ano passado, e que destacou “teve por objetivo ser um complemento, perante as necessidades identificadas pelo Balcão do Investidor, e não sobrepor ou duplicar aos apoios que já existem ”.

A autarca  realçou que estratégia da autarquia até 2025 é continuar a “dar um impulso” ao tecido empresarial, criando condições para que as empresas cresçam com mais vendas e mais criação de postos de trabalho”.