Madeira

Parque Desportivo de Água de Pena conta com novo equipamento de DAE

None

O Parque Desportivo de Água de Pena passa a contar com um equipamento de Desfribilhação Automática Externa (DAE), a par do Campo de Futebol do Caniçal e no Campo Tristão Vaz Teixeira. Trata-se da extensão de equipamentos desta natureza no município de Machico.

Esta manhã decorreu a entrega do equipamento, bem como de certificados de formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa a mais seis técnicos DAE. Até ao momento, neste município existem quatro equipamentos e 25 técnicos certificados.

“Este projecto tem como entidade formadora a Madeira Emergência e pretende sobretudo dotar este Município de um programa que em determinadas circunstâncias, poderá fazer a diferença e salvar vidas, potenciando a prática da desfibrilhação com um DAE”, refere nota da Câmara Municipal de Machico.

Na mesma nota à imprensa, a autarquia refere que, “em locais onde o programa de DAE proporciona de imediato SBV e o primeiro choque nos 3 minutos após o colapso, a taxa de sobrevivência em vítima de PCR súbita por fibrilação ventricular é superior a 74%. Actualmente apenas 5% de vítimas de PCR súbita sobrevivem em locais onde não existem programas de DAE instalados, capazes de providenciar SBV e desfibrilhação de forma rápida e eficaz”.