5 Sentidos

Novo número da colecção 'Madeira - Memórias Fotográficas' apresentado amanhã

None

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), apresenta esta quarta-feira, 25 de Janeiro, pelas 17 horas, no auditório do Arquivo e Biblioteca (ABM), o novo número da colecção 'Madeira - Memórias Fotográficas'. O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença na cerimónia.

O 12.º número desta colecção bilingue, cuja edição conta com o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana, é dedicado às fotografias de René Masset e inclui imagens inéditas deste fotógrafo, datadas do período entre 1885 e 1895. Os textos e legendas são da autoria de Tânia Jesus.

René Masset nasceu em 1855 na Suíça, licenciou-se em Engenharia Civil em Zurique e esteve na Madeira entre 1885 e 1895 para dirigir os trabalhos de construção do cais do Funchal e do molhe da Pontinha. Durante o período em que permaneceu na ilha da Madeira, fotografou os sítios por onde passava, os passeios que realizava e as pessoas com quem convivia.

A colecção 'Madeira - Memórias Fotográficas', composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, tem por objectivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas do património fotográfico da Região e fornecer álbuns fotográficos de história. Até à data, já foram lançados 11 números, que mostram fotografias da Região de vários autores e de diversas datas.