Madeira

CDS apresenta voto de congratulação pelo Dia Internacional da Educação

Documento será aprecido amanhã na ALRAM

None

O CDS emitiu um voto de congratulação pelo Dia Internacional da Educação, que será amanhã apreciado na Assembleia Legislativa da Madeira. O partido reconhece que esta "é, sem dúvida, a força mais poderosa para garantir melhorias significativas na saúde, para estimular o crescimento económico e para liberar o potencial e a inovação".

No documento explicativo do voto, o CDS refere que a Educação é o verdadeiro pilar do futuro da humanidade, bem como um direito humano e uma responsabilidade pública. 

De acordo com a UNESCO, sabe-se que cerca de 260 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos. Isto é lamentável, pelo que reforçar a educação como um esforço público e um bem comum, orientar a transformação digital, apoiar os professores, salvaguardar o planeta e libertar o potencial de cada pessoa para contribuir para o bem-estar coletivo são medidas imprescindíveis, pois sem uma educação inclusiva e que seja equitativa e de qualidade, os países não conseguem alcançar a desejada igualdade de oportunidades e quebrar o ciclo de pobreza. Neste sentido, apelar aos governos para apostarem na educação, tornando-a numa das suas principais prioridades é crucial! CDS

O partido indica ainda que, na Madeira, "a política educativa regional requer que as escolas se constituam como espaços de aprendizagem onde os alunos possam desenvolver-se e possam adquirir um conjunto de competências que são importantes para cresceram como pessoas, proporcionando-lhes um conjunto de instrumentos para lidar com o mundo que está à sua volta, que é complexo e que está em constante mudança".

O CDS foca ainda na luta contra o abandono escolar e na promoção do sucesso escolar para bem do futuro da Região.