5 Sentidos

Baltazar Dias recebe espectáculo de dança em estreia absoluta em Portugal

None
Foto Mario Ilic

‘The man who did not see the whale pass by’, de Panaibra Gabriel Canda, vai ter estreia absoluta em Portugal no Teatro Municipal Baltazar, a 27 de Janeiro, pelas 19 horas.

Inspirado pelos autores Janusz Korczak e Fernando Pessoa, o coreógrafo e bailarino moçambicano Panaibra Gabriel Canda, lida com os diferentes mundos e percepções de adultos e crianças e com utopias perdidas ou enterradas, neste espetáculo de dança, refere nota da Câmara Municipal do Funchal

Há um desentendimento entre o pensamento racional do homem e sua irracionalidade: um grito mudo que apela à multidão, um olhar cego que vê uma paisagem, um movimento mutilado que se lança no vazio, um cheiro inodoro que sufoca o ambiente, um gosto que arde na língua; uma mente que habita o subconsciente de uma consciência que compactua com as ditaduras democráticas ao habitar a inércia da presumível liberdade de uma vida morta no tempo! Este é o homem do mar, que não viu a baleia passar, não ouviu o canto da baleia, não sentiu o sal da água, muito menos o movimento da onda. Este homem vive aqui, neste mundo onde heróis se transformam em vilões, libertadores em exploradores, ideologias em fé, religião em política, guerras em negócios, governos em opressores, fronteiras em muros, seguranças em incertezas. Sim, eis o homem que contamina a terra para viver na lua - sem gravidade nem oxigênio. Panaibra Gabriel Canda, coreógrafo e bailarino

Este espectáculo Já esteve em cena na Alemanha, no teatro Kampnagel, no Festival Internacional de Dança nrw, em 2022, e no Krass Kultur Crash Festival.

Panaibra Gabriel Canda, nascido em Maputo, é coreógrafo há 25 anos, sendo dos mais importantes da África, refletindo as convulsões pós coloniais. Estudou teatro, dança e música e Moçambique e em Portugal. Desde 1993 desenvolve projetos artísticos próprios, sendo que o seu trabalho foi apresentado mundialmente e ganhou diversos prémios. Em 1998 Em 1998 fundou a CulturArte – Cultura e Arte em Movimento, considerado dos primeiros espaços de produção de dança contemporânea em Moçambique. Enquanto diretor artístico e coreógrafo, Panaibra apoia e desenvolve atividades locais e regionais, incluindo performances e cursos para iniciantes. Para além disso, ele desenvolve colaborações com artistas na África do Sul e na Europa. Panaibra Gabriel Canda foi distinguido pela prestigiada revista alemã TANZ juntamente com outros 30 artistas internacionais como 'New Promise for the Future of Dance'.

 'The man who did not see the whale pass by' tem a duração de 50 minutos e é para maiores de 12 anos.

Os bilhetes custam 7 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou online, na Ticketline.