Artigos

Câmara de Lobos e São Sebastião… 593 anos de história

Câmara de Lobos e São Sebastião são indissociáveis, pois estão ligados aos primórdios do povoamento da localidade. A devoção ao santo mártir representa a identidade de um povo com muita fé e orgulho nas suas origens cristãs. Um povo corajoso e lutador que seguiu o exemplo do soldado de Cristo para ultrapassar, nesta freguesia com raízes piscatórias, as adversidades de uma vida dura e de sacrifício ligada ao mar.

Apesar de a Freguesia de Câmara de Lobos ser uma das mais antigas da Madeira e de ser aquela que serviu de residência ao descobridor português João Gonçalves Zarco, o certo e segundo atesta o Elucidário Madeirense, é que se perderam no tempo os documentos que comprovam a data exata da construção da Igreja de São Sebastião. No entanto existem algumas obras que indicam o ano de 1430 como o ano da sua criação, como é exemplo a obra “As Saudades da Terra” da autoria de Gaspar frutuoso, o qual passo a citar.

«A freguesia de S. Sebastião, de Câmara de Lobos, foi creada pelos anos de 1430. Tinha colegiada. O clero della era um vigário, que recebia em 1531, de congrua, 11$000 réis, 4 moios de trigo, e 2 pipas de vinho; 3 beneficiados, cada um, em 1560, com 12$000 réis; um cura, com 18$000 réis; e um pregador, com 15$000 réis. A fabrica tinha 8$000 réis. A igreja foi reedificada de 1673 a 1710, custando a obra 857$810 réis, e teve mais, em 1747, 620$700 réis para paramentos, tudo pago pelo Estado.»

É com base na informação retirada destes manuscritos e sem a certeza da data da sua criação, que se adotou o ano de 1430, como o ano da criação da Freguesia de Câmara de Lobos, celebrando hoje 593 anos de existência.

Um trajeto longo e carregado de muita história, que foi necessário percorrer até aos dias de hoje, por um caminho nem sempre fácil, com muitos desafios que só foram possíveis ultrapassar graças à resiliência do povo Câmara-lobense.

No passado Câmara de Lobos sofreu de um estigma, ligado à pobreza e aos problemas sociais daí advindos, que a meu ver não era exclusivo do nosso concelho, mas que, vá-se lá saber porquê, foi demasiado exacerbado, criando uma imagem negativa desta bela terra.

Felizmente o tempo veio dar-nos razão e somos hoje uma freguesia cosmopolita, de passagem obrigatória para todos aqueles que visitam a região. Atualmente fruto das importantes políticas adotadas pelo Governo Regional e pela Câmara Municipal, assistimos ao aparecimento de duas unidades hoteleiras na baixa da cidade, um aumento dos investimentos imobiliários face à grande procura de habitações em Câmara de Lobos e a transformação do tecido empresarial, diversificando e melhorando os seus serviços.

No entanto e aproveitando a celebração do 593º Aniversário da Freguesia de Câmara de Lobos, gostaria de realçar que nem tudo está feito e nem tudo está bem, há que continuar a trabalhar para melhorar as condições de vida dos Câmara-lobenses. Da nossa parte continuaremos a dar o contributo e as respostas necessárias, trabalhando em parceria com as entidades locais e regionais, no interesse comum que nos une, desenvolver Câmara de Lobos em benefício das suas gentes!