Madeira

'PROAGES' já apoiou 300 famílias no Estreito de Câmara de Lobos

“O nosso objectivo é encontrar as melhores soluções e adaptá-las consoante a conjuntura económica e social”, diz Rita Andrade

None

Programa que prevê ajuda mensal no pagamento da água, luz ou gás é para continuar em 2023

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, avançou, em 2022, com a criação do PROAGES - Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social, que visa a comparticipação das despesas mensais fixas dos agregados familiares (água, luz, gás, telecomunicações e combustíveis). O apoio irá manter-se em 2023, avançou ontem, Rita Andrade, em entrevista ao “Canal na Minha Terra”.

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania falava no Mercado do Estreito de Câmara de Lobos, que recebeu, este sábado, a nona edição do 'Cantar as Janeiras'.

A governante aproveitou o exemplo desta freguesia “em que são já 300 as famílias apoiadas através deste programa", para destacar a "alteração do paradigma" no que toca aos apoios sociais.

“Temos feito uma forte aposta na área social. Estamos no início do ano. Será um ano desafiante mas, acima de tudo, queremos passar uma mensagem de confiança, até porque temos alguns programas de apoio no terreno, como é o caso do PROAGES”, vincou.

Rita Andrade clarificou ainda que se trata de "um apoio que pode ir até os 80 euros mensais e que veio alterar o paradigma, na medida em que sentíamos que a classe média não tinha acesso a um programa de apoio especificamente direcionado a esta franja da população, ainda por mais nesta fase de aumentos dos custos agravados devido à inflação". 

"Existem outros apoios destinados a pessoas com maior vulnerabilidade, em que podem sempre recorrer a apoios concedidos através da Segurança Social. O nosso objectivo é encontrar as melhores soluções e adaptá-las, de acordo com a conjuntura económica e social. É para isso que trabalhamos diariamente e vamos continuar a fazê-lo”, assegurou.

Ao longo das várias edições realizadas, tem sido registada uma adesão cada vez maior a este evento, sendo já considerado uma das maiores atracções do concelho, no início do ano.

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, que esteve presente na nona edição do 'Cantar as Janeiras', em representação do Governo Regional, destacou ainda a adesão em massa a este evento, enaltecendo ainda o "trabalho extraordinário que as Casas do Povo desenvolvem junto da população local".

Este ano, o programa contemplou atuações da TUMa - Tuna Universitária da Madeira, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, Grupo Coral e Etnográfico "O Brinquinho" da Casa do Povo do Caniço, um Mega Bolo Rei com 40 metros, que foi  distribuído por todos os presentes, bem como as atuações do Grupo Amigos da Música e do Artista Miro Freitas. A finalizar a noite, houve a atuação do DJ SIL.

Este evento é dinamizado pela Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos, com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania, do Município de Câmara de Lobos, da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e da ACRE – Associação Cultural e Recreativa do Estreito.