Madeira

NÓS, Cidadãos! questiona operacionalização das novas redes de internet no Liceu e F.F.

None

O NÓS, Cidadãos! questiona o Governo Regional, nomeadamente o secretário regional de Educação, sobre a operacionalização da nova rede de Internet prometida para a Escola Secundária Francisco Franco e Jaime Moniz.

A questão prende-se com uma 'promessa' deixada por Miguel Albuquerque a 16 de Setembro de 2022 que indicou que estas duas escolas secundária "terão as redes de ligação à internet reforçadas, num investimento da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia a rondar os 500 mil euros". No entanto, o partido indica que tal ainda não aconteceu.

O NÓS, CIdadãos! recorda que "este «robusto» investimento foi, na altura, legitimado pelo responsável da pasta com o facto de o projecto 'Manuais digitais' estar a ser implementado nestas escolas e ser indispensável «infraestruturar melhor os estabelecimentos de ensino secundário para esta nova realidade»". 

"Vários docentes e alunos dizem-nos que as redes que estão a ser usadas são ainda as antigas e, portanto, obsoletas e incapazes de responder às necessidades de todos professores e alunos das duas escolas que querem estabelecer uma ligação à internet", indica.

Em causa está não só a necessidade de internet para uso dos manuais digitais, mas também para a realização de outros trabalhos de pesquisa. Afirma que o sinal wi-fi nas salas de aula não é um luxo, "mas antes um direito humano básico".

"Para além disto, o partido NÓS, Cidadãos! questiona ainda o Secretário Regional da Educação sobre se todo este processo de transformação (e adopção) destas novas metodologias de ensino-aprendizagem viradas para o digital está (ou não) a ser, de facto, monitorizado e avaliado", insiste.

Por fim, o partido quer também conhecer  "o parecer das famílias envolvidas em tudo isto,  particularmente no que diz respeito aos custos acrescidos em termos energéticos que esta migração do papel para o virtual/digital acarreta nos seus orçamentos familiares".