Madeira

MUDAS e Caixa Geral de Depósitos apresentam 'Coleções Partilhadas'

Confira a agenda desta segunda-feira, 16 de Janeiro

'Por que razão se toma por um barco' de Ana JOTTA 
'Por que razão se toma por um barco' de Ana JOTTA , Foto DR

Hoje é o décimo sexto dia do ano, Dia Internacional da Comida Picante. Faltam 349 dias para o termo de 2023

A exposição ‘Coleções Partilhadas: Museu de Arte Contemporânea da Madeira – Caixa Geral de Depósitos’ é inaugurada pelas 18 horas desta segunda-feira, 16 de Janeiro. A iniciativa integra o programa de comemorações do 30.º aniversário da fundação do Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

A abertura da mostra será presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, também marcará presença na cerimónia inaugural de ‘Coleções Partilhados’.

O Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) uniram esforços, através de uma curadoria partilhada entre Márcia de Sousa (directora do Mudas Museu) e Lúcia Marques (directora-adjunta da colecção CGD-Culturgest), para, pela primeira vez na Região, apresentar uma exposição que cruza narrativas pensadas a partir da desconstrução das similaridades e diferenças existentes entre as duas instituições.

‘Coleções partilhadas’ assume-se como um exercício imersivo que se escora na diversidade existente nos acervos das duas instituições, para dar visibilidade a obras menos conhecidas e tirar partido da riqueza estilística e experimentalismo que orientaram os últimos 60 anos de produção turística contemporânea em Portugal e, mais recentemente, no restante mundo lusófono.

A exposição reúne 86 obras de 45 artistas de diferentes gerações e oriundos de outras geografias, como os casos de Cabo Verde e de Brasil, bem como ainda de artistas madeirenses.

Entre os artistas incluem-se autores como Álvaro Lapa, Ana Haterly, Ana Jotta, António Palolo, Artur Rosa, Bruno Pacheco, Carolina Vieira, Daniel Blaufuks, Desidério Sargo, Eduardo Batarda, Fernanda Fragateiro, Fernando Calhau, Filipa César, Gerardo Burmester, Helena Almeida, Hugo Canoilas, Joana Pimentel, João Paulo Feliciano, João Pestana, Joaquim Bravo, Jorge Martins, José Bechara, José Loureiro, José Pedro Croft, Júlia Ventura, Luísa Cunha, Martim Brion, Menez, Michael Biberstein, Miguel Branco, Miguel Palma, Paula Rego, Paulo Nozolino, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez. Pedro Casqueiro, Pedro Sousa Vieira, René Bertholo, Rui Chafes, Rui Sanches, Rui Toscano, Sandra Baía, Tiago Casanova, Vieira da Silva e Xana.

Desta forma, nos dois andares da área principal de exposições do Mudas.Museu estarão expostas obras, cujo espectro artístico passa pela pintura, desenho, serigrafia, gravura, escultura, fotografia, instalação e vídeo.

A parceria dá continuidade à política de trabalho em rede estabelecida pelas duas instituições que, a partir desta primeira exposição conjunta, abrem caminho para outros projectos futuros.

A exposição estará patente ao público até 28 de Maio de 2023.

Outros acontecimentos que marcam a agenda regional de hoje

Política 

- 10 horas – O JPP promove uma iniciativa política na Assembleia Legislativa da Madeira com a presença de Rafael Nunes;

- 10h30 - O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa na Assembleia Legislativa da Madeira. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do PS, Sérgio Gonçalves;

- 11h45 – O PCP realiza uma iniciativa política sobre o direito à habitação no Largo da Sé, junto à Avenida Arriaga, no Funchal, qu terá como porta-voz o deputado Ricardo Lume;

- 12 horas - Os deputados do PSD promovem uma iniciativa política junto ao Gabinete do Ensino Superior;

- O Conselho de Finanças Públicas divulga hoje Evolução Orçamental das Regiões Autónomas em 2021;

Evolução Orçamental

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) é um organismo independente que fiscaliza o cumprimento das regras orçamentais em Portugal e a sustentabilidade das finanças públicas.

Cultura

- 18 horas – A Câmara Municipal do Funchal apresenta a programação da Capela da Boa Viagem - Núcleo Difusor De Arte E Cultura Contemporânea, situada na Rua da Boa Viagem.

À mesma hora será apresentada a exposição 'Tudo o Que Foi, Tudo o Que Será' de Carolina Vieira.

A Capela da Boa Viagem também conhecida como Capela de Nossa Senhora do Monte das Oliveiras, foi fundada em 1655 pelo Capitão Manuel Bulhões. Entregue ao município do Funchal a 15 de Fevereiro de 1988, é actualmente usada como Galeria de Arte.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que tem a seu cargo o pelouro da Cultura, vai estar presente na conferência de imprensa de apresentação das diversas iniciativas culturais previstas acontecer entre os meses de Janeiro e Dezembro deste ano, que terão a participação de vários artistas e a curadoria, pelo segundo ano, de Hélder Folgado.

Efemérides 

1547 - Ivan Vasilyevich, Ivan IV, apelidado de Ivan, O Terrível, é coroado Czar de todas as Rússias;

1778 - A França reconhece a independência dos EUA;

1913 - Um vapor encalha junto à praia da Boa Nova, Matosinhos, com mais de 220 pessoas a bordo;

1944 - II Guerra Mundial. O general norte-americano Dwight Eisenhower assume o comando das forças aliadas na invasão da França e da Alemanha;

1987 - Sai pela primeira vez o Semanário Económico;

1992 - A Guerra Civil em El Salvador termina com a assinatura do tratado de paz na Cidade do México. O conflito fez cerca de 75.000 mortos.

2003 - Nos Estados Unidos, em Cabo Canaveral, Florida, é lançado o vaivém Columbia, para uma missão de 16 dias;

2006 - O português José Mourinho, campeão de Inglaterra ao serviço do Chelsea, é eleito o melhor treinador de futebol pelo terceiro ano consecutivo, pela UEFA;

2007 - Em Bagdad, uma vaga de atentados bombistas provoca mais de 100 mortos e 169 feridos, a maioria estudantes, professores e funcionários de uma universidade da capital iraquiana;

2008 - A sonda Messenger começa a transmitir para a terra as primeiras fotografias da sua aproximação ao planeta Mercúrio que mostram com detalhe a sua superfície agreste;

2013 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprova o desembolso de uma tranche de 838,8 milhões de euros para Portugal, depois de dada a "luz verde" à sexta avaliação do programa de ajustamento português;

2016 - Os Estados Unidos e a União Europeia decidem levantar as sanções aplicadas ao Irão, logo após a AIEA ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências, entrando em vigor o acordo nuclear assinado em Julho, em Viena;

2017 - Moçambique confirma que não vai pagar a prestação de Janeiro, de 59,7 milhões de dólares, relativos aos títulos de dívida soberana com maturidade em 2023, entrando assim em incumprimento financeiro ('default').

2019 - O ex-ministro Armando Vara apresenta-se na cadeia de Évora para cumprir cinco anos de pena de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta;

2019 - O português Rui Pinto, o 'hacker' que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, é detido na Hungria.

Pensamento do dia:

A nossa muito humana sensação de segurança não passa de um consolo para o facto de a morte ser o que há de mais próximo à vida. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.