Madeira

PS culpa Governo Regional pela falta de ligação marítima ao Porto Santo em Janeiro

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) veio hoje acusar o Governo Regional, num comunicado remetido à imprensa, de ser "o culpado pelo facto de, mais uma vez, no mês de Janeiro, a ilha do Porto Santo ficar privada da ligação marítima".

'Lobo Marinho' já está nos estaleiros de Viana do Castelo

O navio 'Lobo Marinho', que assegura a ligação marítima entre a Madeira e o Porto Santo, já se encontra nos estaleiros navais, em Viana do Castelo, onde vai estar em manutenção durante cinco semanas.

De acordo com  a mesma nota, numa conferência de imprensa ocorrida, este domingo, no Porto Santo, o deputado Miguel Brito, natural daquela ilha, criticou a posição do Governo Regional em relação a esta matéria, que diz "não encontrar uma solução justa" para fazer face a esta situação.

O socialista acusa mesmo Miguel Albuquerque de ser "negligente e de dever um pedido de desculpas aos porto-santenses".

O parlamentar relata "as dificuldades que se acentuam na ilha todos os anos no mês de Janeiro, devido à falta de ligação marítima enquanto o navio ‘Lobo Marinho’ vai para manutenção".

“Basta andar na rua para sentir a insatisfação global, quer dos empresários que não conseguem sequer faturar o suficiente para manter portas abertas, quer das pessoas, que, por exemplo, se deparam com a falta de produtos frescos diariamente nas superfícies comerciais locais”, dá conta o deputado.

Além disso, Miguel Brito refere que "há várias pessoas que, por não conseguirem viajar a tempo, acabam por perder consultas que tinham agendadas na Madeira, ficando sem saber quando as voltarão a conseguir" e aponta vários casos em que "as pessoas ficam prejudicadas em questões profissionais".

“Se hoje não temos ligação ‘ferry’ no mês de Janeiro, é porque este Governo não quer e porque decidiu pôr preço na mobilidade dos porto-santenses”, acusou o deputado do PS, lembrando as declarações proferidas há cerca de dois anos pela ex-diretora regional adjunta dos Assuntos Parlamentares e actual deputada na Assembleia da República, Patrícia Dantas, assumindo que o Governo, por sua obrigação, teria de encontrar um ‘ferry’ para substituição.

“Encontrou, só que o valor não era ajustado para esse investimento. Eram cerca de 2 milhões de euros, quase metade do que é injectado anualmente na Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo”, critica o socialista.

Miguel Brito afirmou ainda que as últimas alterações ao concurso da ligação marítima “não vêm repor justiça quase nenhuma”, adiantando, por exemplo, que os agricultores que no ano anterior já tinham dificuldade neste mês em exportar os seus produtos, “continuam exatamente com o risco de perder a sua produção por via da demora e condição em que os produtos chegam ao destino final”.

Ainda de acordo com o deputado socialista, as bolsas de 10 e 3 lugares nas viagens anunciadas pelo executivo "não funcionam no mês de Janeiro, da mesma forma que as viagens para fazer face aos constrangimentos no Aeroporto da Madeira também não existem neste que é um mês em que as condições meteorológicas, habitualmente, obrigam a que sejam divergidos mais voos".

“Após sete anos de propaganda, em que foi proferido por vários dirigentes e líderes dos partidos que governam que esta seria uma matéria de relevante interesse e que seria resolvida, o que acontece é que continuaremos até 2035 sem navio por cerca de 5 semanas por ano e com as folgas semanais às terças-feiras”, reforçou, acrescentando que "o Governo tem de assumir de uma vez por todas a substituição do navio”.