Madeira

MPT contra execução de um parque de estacionamento na praça do Município

None

Num comunicado enviado à redacção, o MPT explicaser contra a execução de um parque de estacionamento na praça do Município, devido "ao risco de afectar negativamente o património edificado aí existente: edifício da Câmara Municipal, Colégio dos Jesuítas e Museu de Arte Sacra".

"O Plano Estratégico de Transportes da Região Autónoma da Madeira para o período 2021 a 2027 (PIETRAM 2021-2027) propõe: “Adoptar políticas de estacionamento nos principais centros urbanos que potenciem uma maior utilização dos TP e modos suaves”. Isto significa que os parques estacionamento deverão ser localizados numa zona periférica da cidade pouco declivosa e com muitos transportes públicos", explica o comunicado.

Assim, caso seja para levar por diante a intenção de construir parques de estacionamento subterrâneos no Funchal, o MPT sugere as seguintes localizações: Parque Santa Catarina, Campo do Liceu, Jardim de Santa Luzia, e o preferido na Fundoa: que incluiria o Departamento de Ambiente da CMF, as antigas instalações da Madeira Bloco, a Horários do Funchal e as instalações do Governo Regional/ Hidráulica.  MPT.

Segundo o partido, o local sugerido permite "construir em profundidade", mas também "construir em altura", assim como "condicionar os terminais de autocarros das empresas de transportes de passageiros".

Nesta localização deverão passar transportes públicos de 10 em 10 minutos para o centro do Funchal (i.e., uma linha de alta intensidade).  MPT.

A concluir, o MPT acredita que o acesso pedonal a esta "localização preferida", Fundoa, é "pouco declivoso, sendo expectável que a duração de uma caminhada entre o largo do município e a Fundoa dure cerca de 15 minutos".