Madeira

CDU considera "inadmissível" que o sítio do Garachico continue sem saneamento básico

None

A CDU esteve esta quinta-feira, 22 de Setembro, no sítio do Garachico, em Câmara de Lobos, onde o deputado do partido Ricardo Lume classificou como “inadmissível, que em pleno século XXI, um aglomerado populacional com a dimensão que o Garachico tem esteja privado do acesso a uma rede de saneamento básico, condição fundamental de desenvolvimento humano".

O cheiro nauseabundo, a acumulação de moscas e outros insectos, são apenas alguns exemplos da situação que se vive nesta localidade há vários anos. Podemos afirmar que estamos perante um grave problema de saúde pública, visto que os resíduos produzidos nas moradias são enviados ou para os córregos e ribeiros, ou então para as levadas, com todos os problemas que esta questão levanta. Ricardo Lume, PCP

O porta-voz da iniciativa alertou que a situação do Garachico "não é uma realidade isolada no concelho de Câmara de Lobos", apontando que "40% das habitações no concelho não têm ligação à rede de esgotos". Ricardo Lume acusa a autarquia local de prometer e não cumprir, já que em 2011 "entregou a gestão do saneamento básico do concelho à empresa ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., com a promessa de garantir um melhor serviço e a garantia de assegurar em todo o concelho uma rede de saneamento básico adequada às necessidades da população".

Passados 11 anos os munícipes pagam muito mais pelo serviço prestado pela ARM, do que pagariam se fosse a Câmara Municipal a gerir as águas e os resíduos, e mesmo assim 40 % das habitações do concelho não têm ligação à rede de esgotos. Ricardo Lume, PCP

A CDU, no âmbito da campanha 'Viver Melhor na Nossa Terra' vai realizar o mapeamento das localidades do concelho de Câmara de Lobos que não têm acesso à rede de esgotos e ao saneamento básico e juntamente com a população encetar formas de luta para assegurar o "direito fundamental das populações, garantindo assim que o povo de Câmara de Lobos possa viver melhor na sua terra”.