Madeira

Há empresas assustadas: “Temos que celebrar o funeral da Zona Franca”

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

Os gestores de sociedades de ‘management’, que representam empresas sediadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira, estão extremamente preocupados com a decisão do Tribunal Geral da União Europeia que rejeitou o recurso de Portugal sobre as ajudas de Estado na Zona Franca.

“Temos que ser sinceros. Temos que celebrar o funeral da Zona Franca”, disse Francesco Valentini, um desses gestores, que participa na Conferência ‘O Futuro do Investimento Directo Estrangeiro’, organizado esta manhã, no Savoy Palace, pela ‘Sérvulo & Associados’ e ‘Nuno Teixeira Advogados’. O responsável aproveitou a presença do secretário regional das Finanças no primeiro painel da iniciativa para expressar a sua preocupação e transmitir a sua “vergonha” por se estar a “celebrar o funeral do estado de direito e da segurança jurídica”. “O que vamos dizer aos investidores? Que vão ter de gastar dinheiro para recorrer”, questionou Valentino.

Preocupações semelhantes foram levantadas por Tânia Castro, que afirmou que a decisão do tribunal afecta não só as empresas do regime III do CINN como todas as outras sociedades. “Nós, que pagamos salários, não sabemos como vamos promover o regime amanhã, não sabemos o que vai ser o futuro. Sei que não depende da Região, mas do Estado. Mas orientem-nos. Tenho um cliente para a Zona Franca. O que digo? O que está na decisão de ontem ou o entendimento da SDM?”, perguntou a representante de uma sociedade de ‘management’.