Madeira

Câmara Municipal do Funchal entrega 571 quilos de composto ao conjunto habitacional Quinta Falcão IV

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) entregou, hoje, 571 quilos de composto aos moradores do conjunto habitacional da Quinta Falcão IV.

A distribuição foi feita pela vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, que se fez acompanhar pela mascote do ambiente da autarquia - o Simão.

Na ocasião, Nádia Coelho sublinhou que este conjunto habitacional dispõe de um compostor comunitário constituído por três equipamentos de 1.000 litros, para o tratamento de resíduos orgânicos produzidos por 30 famílias.

Desde o início do projecto foram retirados um total de 1.261 quilos de composto, o que significa que conseguiram evitar a "valorização energética de 7.566 quilos de resíduos orgânicos e promovemos a redução das despesas de recolha, de transporte e de tratamento de resíduos”, explicou a vereadora.

Nádia Coelho referiu que desde Outubro de 2021 já foram entregues um total de 690 quilos de adubo orgânico, resultante do compostor colocado nesta zona, acrescentando que este projecto de compostagem doméstica tem tido uma grande participação por parte da população.

Este material fertilizante será aplicado nos jardins e nas hortas deste conjunto habitacional.

O município do Funchal tem três compostores comunitários nos conjuntos habitacionais da Quinta Falcão IV, Santo Amaro e Ribeira Grande.

Nádia Coelho apelou para uma maior consciencialização dos cidadãos e para a adopção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.