Regionais 2023 Madeira

Sérgio Gonçalves exige apoios à renovação da frota de pescas da Madeira

None

O presidente do Partido Socialista-Madeira acusou, hoje, Governo Regional de deixar o sector das pescas "a definhar", insistindo na necessidade de serem direcionadas verbas para a renovação da frota pesqueira e para o apoio aos pescadores e armadores da Região.

Sérgio Gonçalves, que hoje se deslocou ao Caniçal, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e diversos elementos do PS-Madeira, para participar na festa em honra de Nossa Senhora da Piedade – marcada pela tradicional procissão marítima – deixou também a garantia de que esta área será merecedora de "particular atenção" e integrará o programa eleitoral do partido nas Regionais de 2023.

“Uma parte bastante significativa da frota de pesca da Madeira é composta por embarcações com várias décadas e que não garantem as exigíveis condições de segurança e de operacionalidade, não sendo compreensível a inércia do Governo Regional perante o definhar desta vertente fundamental do nosso sector primário”, afirmou o presidente do PS-Madeira apontando o dedo ao facto de não serem direcionados quaisquer montantes do Plano de Recuperação e Resiliência para esta área.

“Enquanto que nos Açores o Governo Regional resolveu alocar 32 milhões de euros para o desenvolvimento do cluster do mar, na Região Autónoma da Madeira as prioridades são outras: afundar 150 a 200 milhões de euros no prolongamento do molhe da Pontinha, ao invés de apostar na valorização do setor das pescas e daqueles que a ele se dedicam”, lamentou o líder dos socialistas madeirenses citado em nota de imprensa.

No entender de Sérgio Gonçalves, "além do apoio aos pescadores e armadores, a aposta na renovação da frota pesqueira seria fundamental para garantir a sobrevivência e sustentabilidade do sector das pescas e, consequentemente, para contribuir para a redução da nossa dependência do exterior".

O presidente do PS-M, que será candidato às eleições legislativas regionais do próximo ano, assume assim esta área como uma prioridade no manifesto eleitoral que irá apresentar à população.

No tocante à festa de Nossa Senhora da Piedade, na qual fez questão de marcar presença, Sérgio Gonçalves destacou o facto de ser um dos arraiais mais carismáticos da Região, atraindo muitos milhares de pessoas para assistir à tradicional procissão marítima.