Artigos

Renovação e CTT

Caros leitores, permitam-me uma saudação especial aos câmara-lobenses, é com enorme satisfação que inicio esta minha participação no Diário de Notícias, ao qual desde já agradeço a oportunidade na pessoa do seu diretor.

Aproveitarei este espaço para abordar com periodicidade mensal dois temas, um mais local, focando-me em assuntos importantes e atuais para Câmara de Lobos e outro mais abrangente na qualidade de Coordenador da Delegação Regional da ANAFRE sobre matérias de interesse comum para as freguesias.

Renovação da Frota do Peixe Espada Preto

No passado mês de agosto realizamos, após dois anos de interregno, a Festa Gastronómica do Peixe Espada Preto. Um evento que pretende acima de tudo homenagear os pescadores de Câmara de Lobos que, com o seu trabalho árduo, colocam o peixe espada preto nas nossas mesas, um produto muito apreciado pelos madeirenses, mas que faz igualmente parte do roteiro gastronómico daqueles que nos visitam. No entanto, é importante assegurar a renovação frota pesqueira, estamos a falar de embarcações de madeira algumas delas com mais de 40 anos que passam cerca de 13 dias consecutivos no mar em cada viagem que fazem, sendo que a grande parte delas passam, em acumulado, entre 250 a 300 dias no mar durante o ano. É de extrema importância melhorar as condições de trabalho neste setor sob pena de no futuro, não muito distante, não haver quem dê seguimento a esta arte de pesca, com a reforma dos nossos pescadores e sem a respetiva substituição da mão de obra por jovens que não se sentem motivados a trabalhar nas condições atuais.

Um setor que pesca aproximadamente 2200 toneladas e representa cerca de 6 a 7 milhões de euros de vendas por ano, necessita de outra atenção. O Governo Regional está empenhado em resolver esta situação, mensagem essa deixada pelo Secretário Regional do Mar e Pescas aquando da sua vinda à abertura da festa, pois têm presente a importância desta pesca para a economia regional, esperemos que com o trabalho de todos, consigamos melhorar as condições de uma pesca tão importante para Câmara de Lobos.

Protocolo ANAFRE/CTT

Em todo o país, foram celebrados cerca de 700 contratos com a juntas de freguesia ao abrigo do protocolo assinado em 2020 entre a ANAFRE e os CTT, repondo alguma justiça do ponto de vista financeiro às juntas de freguesia que se substituíram aos CTT, garantido este importante serviço junto das suas populações.

Enquanto coordenador da Delegação Regional da ANAFRE acompanhei de perto este processo que beneficiou 13 juntas de freguesia da Madeira, mas que infelizmente sofre agora um retrocesso com a proposta dos CTT na redução do horário de funcionamento e respetivo financiamento, tendo como base apenas o número médio de atendimentos por dia.

Não podemos olhar apenas para os números, temos que ter em conta o quanto os CTT poupam em recursos humanos, espaços e despesas de funcionamento, com a prestação deste serviço por parte das juntas de freguesia, por isso defendemos que o valor pago ao abrigo do atual protocolo é mais do que justo e não prescindimos do mesmo.

Dia 16 de setembro estarei no Município de Pombal para mais uma reunião da ANAFRE e farei chegar esse descontentamento junto do Conselho Diretivo, exigindo que se tome uma posição de força, pois não podem ser as juntas de freguesia com os seus parcos recursos a financiar os CTT. Era só isso que faltava.