Madeira

Estação Radar no Areeiro contribui para o reforço da “soberania” nacional

Visita da Ministra da Defesa permitiu “compreender melhor aquilo que temos que fazer, a forma como definir políticas, concretizar projectos”

None
Foto OD

Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, visitou esta tarde a Estação Radar n.º4 e o Centro de Operações Locais do SST-PT, ambos no Pico do Areeiro.

No final da visita à Estação Radar destacou a importância do mesmo “devido à missão que desempenha de contribuir para a vigilância do nosso espaço aéreo para o Sistema de Vigilância e Controlo do Espaço Aéreo Nacional. É um pouco os nossos olhos e vem completar outro ‘olhos’ que a Força Aérea tem sobre este espaço importantíssimo da nossa soberania. É, portanto, uma missão de soberania e ajuda-nos a compreender o que se se passa neste espaço e a protegermos em caso de ameaças que aqui aconteçam”, destacou a governante.

Após a visita reservada à estrutura onde trabalham em permanência 17 militares, Helena Carreiras registou o “prazer enorme” de poder perceber e conhecer detalhes de como funciona o radar. “Ajuda-me a compreender melhor também aquilo que temos que fazer, a forma como definir políticas, concretizar projectos. É esse o sentido desta minha visita”, concretizou.

Lembrou que “só conseguimos proteger aquilo que conhecemos e também só conseguimos definir políticas, executar políticas, se pudermos ter compreendido como funcionam as instituições, as pessoas, os projectos que nos ajudam a concretizar a missão de produzir segurança, de defender o nosso país”.