A Guerra Mundo

Cidade ameaçada por inundações após ataque russo a infraestrutura hidráulica

None

A cidade de Kryvyi Rih, no centro da Ucrânia está sob ameaça de inundação após um ataque russo que danificou uma infraestrutura hidráulica e causou a subida de um rio, realçou esta quarta-feira a presidência ucraniana.

"No ponto de impacto, observamos um fluxo de água de 100 m3 por segundo, o que é um grande volume. O nível da água do Ingoulets [o rio] muda a cada hora", salientou o vice-chefe da administração presidencial, Kyrylo Tymoshenko.

Segundo a mesma fonte, o centro e outro distrito desta cidade de 600 mil habitantes estão "sob risco de inundação".

"É um desafio para todos nós, mas a situação está sob controlo. Todos os serviços estão envolvidos para eliminar a ameaça o mais rápido possível", acrescentou, numa mensagem na rede social Telegram.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, natural de Kryvyi Rih, já tinha anunciado um ataque russo que visou uma "infraestrutura hidráulica", sem causar baixas.

Para Zelensky, o ataque de Moscovo foi uma "tentativa de inundar Kryvyi Rih".

"O Estado terrorista continua a travar uma guerra contra civis. (...) Tudo o que os ocupantes podem fazer é semear o pânico, criar uma situação de emergência, tentar deixar as pessoas sem luz, calor, água e comida", realçou o Presidente ucraniano.

O governador da região, Valentin Reznitchenko, mencionou, por sua vez, que sete mísseis russos Kh-22 foram disparados de um avião, danificando "gravemente" esta infraestrutura.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra mais de 5.800 civis mortos e cerca de 8.400 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.